Porto inaugura árvore e luzes de Natal a 30 de Novembro
Autarquia promete “o Natal mais iluminado de sempre no Porto”, com as luzes em 80 ruas e uma árvore com 31.600 lâmpadas.
A instalação das luzes está “praticamente” concluída e falta “apenas ultimar a Árvore de Natal”, anunciou nesta quarta-feira a Câmara Municipal do Porto, confirmando para o último sábado do mês, dia 30 de Novembro, a inauguração oficial das luzes e da época natalícia na cidade.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A instalação das luzes está “praticamente” concluída e falta “apenas ultimar a Árvore de Natal”, anunciou nesta quarta-feira a Câmara Municipal do Porto, confirmando para o último sábado do mês, dia 30 de Novembro, a inauguração oficial das luzes e da época natalícia na cidade.
A árvore já começou a ser erguida na Praça do General Humberto Delgado, na sua habitual localização à frente do edifício da câmara. Terá 30 metros (menos dez que em 2018) e e um total de 31.600 lâmpadas, segundo indicam.
Quanto à iluminação pública, esta deverá estender-se a 80 ruas da cidade, incluindo este ano 20 novas localizações, decididas pela autarquia e Associação de Comerciantes do Porto, que tiveram em conta “os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade durante esta época festiva”.
Será “o Natal mais iluminado de sempre no Porto", garantem: a iluminação “chega pela primeira vez”, adiantam, ao Quarteirão de Miguel de Bombarda, praças da República e de Guilherme Gomes Fernandes, Avenida de Fernão Magalhães, ruas da Boavista e do Dr. Antunes Guimarães, Largo do Padrão, ruas da Firmeza, dos Caldeireiros, de Sá Noronha, da Igreja da Areosa, de Augusto Luso, da Assunção, de Cândido dos Reis, de Santa Teresa e de Vale Formoso.
Os números aqui também são luminosos: pelas “avenidas, ruas, praças e jardins da cidade” haverá “mais de 2,4 milhões de micro lâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos”. Custo previsto para o projecto este ano: 375 mil euros.
Por todo o lado, o branco será a “cor predominante” da iluminação, “conjugada com detalhes em azul, verde e vermelho”. “Estrelas de vários feitios, árvores, presentes, velas e pormenores circulares são as formas mais frequentes na ornamentação”, num total de 1045 suportes decorativos e 26 quilómetros de cabelagem.
A inauguração da árvore e luzes de Natal está marcada para as 18h do dia 30, “após uma tarde de festa nos Aliados” e inclui “espectáculo piromusical”. A partir daí, as luzes serão ligadas diariamente às 17h30 até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro.