Rui Rio eleito líder da bancada do PSD por 89,87% dos votos

Adão Silva, Carlos Peixoto, Luís Leite Ramos, Clara Marques Mendes, Ricardo Baptista Leite e Afonso Oliveira são os vice-presidentes.

Foto
Rui Rio foi o único candidato à liderança da bancada do partido que já lidera Rui Gaudencio

O presidente do PSD, Rui Rio, foi eleito nesta quarta-feira líder parlamentar do partido com 89,87% dos votos, cargo a que concorria sem oposição. “Era a votação que estava à espera, mais voto menos voto”, disse aos jornalistas no final da eleição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O presidente do PSD, Rui Rio, foi eleito nesta quarta-feira líder parlamentar do partido com 89,87% dos votos, cargo a que concorria sem oposição. “Era a votação que estava à espera, mais voto menos voto”, disse aos jornalistas no final da eleição.

Toda a bancada votou - os 79 deputados -  tendo 71 votado “sim” e registando-se seis votos brancos e dois nulos.

Antes dele, Luís Montenegro exerceu funções de líder parlamentar do PSD desde Junho de 2011, quando foi eleito com 86% dos votos, tendo sido sucessivamente reeleito em Outubro de 2013, com 87% dos votos, e em Novembro de 2015 com quase 98% dos votos, sempre sem oposição.

Rui Rio, que é recandidato à presidência do PSD, já disse ter a intenção de dirigir a bancada apenas até ao próximo congresso por não querer que aconteça a um futuro líder o que lhe aconteceu a si, quando há dois anos teve de afastar Hugo Soares do cargo após assumir a direcção do partido.

Rui Rio terá seis vice-presidentes na direcção da bancada (menos um do que teve o seu antecessor, Fernando Negrão): como primeiro “vice” o deputado Adão Silva (Bragança), seguindo-se Carlos Peixoto (Guarda), Luís Leite Ramos (Vila Real), Clara Marques Mendes (Braga), Ricardo Baptista Leite (Lisboa) e Afonso Oliveira (Porto).

Adão Silva e Carlos Peixoto transitam da anterior direcção parlamentar, liderada por Fernando Negrão, enquanto Luís Leite Ramos já tinha sido “vice” sob a presidência de Hugo Soares.

Como secretários da direcção do grupo parlamentar, a lista de Rio integra Isaura Morais, que foi cabeça de lista por Santarém, Catarina Rocha Ferreira (Porto) e o secretário-geral adjunto Hugo Carneiro (também deputado pelo Porto).