No alto da Serra da Estrela, revive-se a tradição ancestral da Noite das Caçoilas
A aldeia de Sabugueiro, terra de pastores a 1100m de altitude, celebra este sábado uma tradição que se estava a perder. Com os pratos típicos da região e em ambiente de festa é “uma experiência única de comunhão” para a qual todos estão convidados.
A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, a 9 de Novembro, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, a 9 de Novembro, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.
Naquele dia, os habitantes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro, terra de pastores, “reavivam uma das tradições mais antigas na região”, anunciou a organização. “Em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confeccionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto”.
As carnes utilizadas na confecção dos pratos típicos são provenientes do gado criado na Serra da Estrela.
"Esta é uma prática cultural que corria o risco de se perder e que, nos últimos anos, com a operacionalização do projecto da Rede de Aldeias de Montanha, tem sido reavivada pelos locais com o intuito de chamar a esta Aldeia de Montanha cada vez mais visitantes e turistas”, refere a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha.
Com a colaboração da Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com as associações e a comunidade local, a tradição é “reinventada, dando a conhecer a gastronomia típica da aldeia”.
"É uma experiência única em comunhão com a essência das suas gentes. Tudo em ambiente de festa e animação”, lê-se na nota enviada à agência Lusa.
Assim, na Noite das Caçoilas “podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno antes da chegada da noite”.
"O segredo da confecção das carnes é a lenta cozedura nas caçoilas de barro preto, o que dá tempo suficiente para a confraternização e para as danças e cantares”, é também indicado.
A Noite das Caçoilas integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, que congrega um conjunto de actividades ligadas à preservação e valorização da identidade local, em que o factor diferenciador, para o Turismo, reside nas vivências e tradições comunitárias das Aldeias de Montanha, de acordo com a ADIRAM.
Para participar, poderá inscrever-se online. A aquisição do kit e prova das caçoilas custa 10 euros. Para mais informações: Facebook, tel.: 238 315 336 (posto de turismo do Sabugueiro) ou fsabugueiro@sapo.pt (junta de freguesia).