Einstürzende Neubauten com novo álbum e digressão que passa por Portugal

The year of the rat é o nome da tour que assinala também os 40 anos da banda.

Foto
A banda em palco no Nos Primavera Sound de 2015 Paulo Pimenta

Os Einstürzende Neubauten editam em 2020 um novo álbum e farão uma digressão que passará por Portugal em Maio, com concertos em Lisboa e no Porto, anunciou a banda alemã esta terça-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os Einstürzende Neubauten editam em 2020 um novo álbum e farão uma digressão que passará por Portugal em Maio, com concertos em Lisboa e no Porto, anunciou a banda alemã esta terça-feira.

O regresso a Portugal acontecerá a 25 de Maio na Aula Magna, em Lisboa, e no dia seguinte na Casa da Música, no Porto.

“Ao fim de mais de 12 anos, o aguardado novo álbum de estúdio dos Einstürzende Neubauten será finalmente editado e apresentado ao vivo numa longa digressão intitulada The year of the rat”, afirma a banda de rock experimental na página oficial.

O grupo recorda que em 2020 cumprirá 40 anos “de permanente pesquisa sonora feita por um grupo muito experimental de músicos à volta de Blixa Bargeld, incluindo Alexander Hacke, N.U. Unruh, Jochen Arbeit e Rudi Moser”.

Os Einstürzende Neubauten surgiram em 1980 em Berlim e criaram, como os próprios definem, “um cosmos musical” muito particular e disruptivo, utilizando instrumentos e materiais diversos para produzir sons, de guitarras eléctricas a serras, brocas e latas.

A banda já lançou várias dezenas de registos, muitos dos quais apenas na Internet e gravados com apoio dos utilizadores e fãs, tendo sido uma das primeiras a recorrer a métodos alternativos de edição e divulgação de música à margem da indústria discográfica.

Já passaram por Portugal em diversas ocasiões, a última das quais no Primavera Sound no Porto, em 2015.