“Uma boa promoção é a que envolve a cidade inteira”

Jordi Hereu, ex-autarca de Barcelona e agora consultor de planeamento urbano, diz que a forma como uma cidade se promove tem de ser entendida e aceite pelos seus cidadãos: “Ou construímos a marca entre todos ou não é uma boa marca.”

Foto
Jordi Hereu DR

Jordi Hereu foi presidente da câmara de Barcelona entre 2006 e 2011. Saiu quando as suas propostas para reabilitar uma parte da Avenida Diagonal, a mais comprida e engarrafada da cidade, foram chumbadas num referendo local. Queria retirar grande parte dos carros da avenida e criar mais espaços pedonais e para transporte público -- ideias que agora ganham força em muitas cidades europeias e que lhes têm servido de chamariz.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Jordi Hereu foi presidente da câmara de Barcelona entre 2006 e 2011. Saiu quando as suas propostas para reabilitar uma parte da Avenida Diagonal, a mais comprida e engarrafada da cidade, foram chumbadas num referendo local. Queria retirar grande parte dos carros da avenida e criar mais espaços pedonais e para transporte público -- ideias que agora ganham força em muitas cidades europeias e que lhes têm servido de chamariz.