E depois das aulas, como entreter os miúdos?

O regresso às aulas é sinónimo de voltar à escola e às actividades extracurriculares que ficaram de lado durante as férias de Verão. Mas, para muitos pais, o grande desafio começa quando chegam a casa: como entreter os miúdos quando eles ainda têm energia para dar e vender?

Foto
GettyImages

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os cadernos novos prontos a rabiscar, o cheiro dos livros por estrear, a ansiedade de reencontrar os colegas de turma, a vontade de aprender mais coisas e, para muitos pais, a difícil tarefa de ocupar os tempos livres dos mais novos de forma lúdica e pedagógica. O regresso às aulas é um turbilhão de emoções tanto para pais e filhos. Da escola para as aulas de música ou inglês, passando pela ginástica ou pintura, o mais importante é assegurar que está a incentivar a descoberta e o desenvolvimento dos interesses, aptidões, capacidade de raciocínio e espírito crítico dos seus filhos. É aos pais e/ou educadores que cabe a responsabilidade - e desafiante tarefa - de criarem um meio estimulante e propício ao desenvolvimento da criança que seja, simultaneamente, entusiasmante.

É, sobretudo, entre quatro paredes que este desafio parece ganhar maior expressão. Depois das aulas, das actividades extracurriculares e de cumprirem todos os afazeres da Agenda Escolar, os mais novos continuam com energia para dar e vender. Já os pais, entre fazerem o jantar, arrumarem a casa e prepararem as lancheiras para o dia seguinte, pouco tempo lhes sobra para conseguirem estar com as crianças ou garantir que conseguem entretê-los num ambiente seguro com conteúdos que estimulem a criatividade, liberdade e brincadeira dos mais pequenos.

Foto
A área Kids da Vodafone permite escolher um avatar para cada criança. D.R.

A pensar nisto, a Vodafone lançou uma área Kids na nova Vodafone TV, que ajuda os pais a ocupar os tempos livres dos miúdos com conteúdos divertidos e adequados à sua idade. Ao mesmo tempo, oferece às crianças a possibilidade de assistirem a estes conteúdos transmitidos pelos canais infantis num ambiente seguro – já que, previamente, os pais criam um perfil para a criança - ou para cada uma das crianças - que define o acesso aos desenhos animados com base na faixa etária seleccionada. Para evitar confusões entre irmãos, cada perfil está associado a um avatar distinto. 

Foto
As crianças vêem os seus desenhos animados preferidos num ambiente seguro. D.R.

Comando na mão dos mais novos? Agora sim, é seguro

Para além da importância de as crianças terem os seus tempos livres ocupados com conteúdos que os estimule e entretenha, conceder-lhes liberdade para decidirem o que querem ver pode ser importante. Com uma área de conteúdos seguros, deixá-las com o comando na mão, deixa de ser um problema. Os seus filhos vão sentir que podem fazer as suas próprias escolhas e gerir o que e quando vêem os seus desenhos animados preferidos. 

Ligue a televisão, prima a tecla “menu” do comando da sua VBox, seleccione “Kids"e, de forma gratuita, crie um perfil para o seu filho e escolha o respectivo avatar para esse perfil. Se não é cliente Vodafone, pode aderir a um dos pacotes da nova Vodafone TV. Uma vez na área Kids, passe o comando aos miúdos. Não se preocupe, é seguro fazê-lo: na área Kids apenas aparecerão os conteúdos adequados à idade de cada criança. Além disso, os conteúdos pagos só poderão ser comprados ou subscritos fora da área infantil e o código de segurança predefinido impede a saída desta área infantil. 

Outra das grandes vantagens é que o tempo que os mais novos passam em frente ao ecrã também é definido previamente por si. A área Kids tem um temporizador que permite configurar quanto tempo cada criança pode ver televisão e a definição de um horário de dormir, impedindo o acesso através do tal sistema de código de segurança. Desta forma, conseguirá garantir uma melhor gestão dos horários para as diferentes actividades com a certeza que está a oferecer experiências às crianças que favoreçam a sua maturidade, estimulando hábitos positivos neste novo ano lectivo.