Alunos de Viana do Alentejo faltam às aulas e pais concentram-se em protesto
Foi constituída “uma só turma, com um só docente, para os 18 alunos da escola, dos seis aos 10 anos”, critica representante dos encarregados de educação.
Os alunos da Escola Básica de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, faltaram esta segunda-feira às aulas e os pais concentraram-se à porta do estabelecimento escolar contra a existência de apenas uma turma mista.
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Os alunos da Escola Básica de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, faltaram esta segunda-feira às aulas e os pais concentraram-se à porta do estabelecimento escolar contra a existência de apenas uma turma mista.
Uma representante dos pais, Estela Pão-Mole, justificou o protesto com o facto de ter sido constituída “uma só turma, com um só docente, para os 18 alunos da escola, dos seis aos 10 anos, do primeiro ao quarto ano de escolaridade”.
“Soubemos no início de Julho da constituição de uma só turma com um só docente”, contou, referindo que os pais pediram então à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares que analisasse a situação, aguardando estes uma resposta. Os encarregados de educação querem que seja colocado um novo professor na escola para que seja possível juntar numa turma as crianças do primeiro e do segundo anos e noutra as do terceiro e do quarto anos.
“No ano passado, a situação no início do ano lectivo era igual”, recorda a mãe. Só após protestos "foi colocado um segundo professor”, observa, assinalando que os alunos da escola de Aguiar acabaram por ser os que “tiveram melhor aproveitamento escolar” ao nível do concelho de Viana do Alentejo.
A representante dos pais contou ainda que desta vez os encarregados de educação quiseram fechar a cadeado o portão da escola, indicando que “a GNR já estava alertada” e que os militares estavam esta manhã junto ao estabelecimento escolar.”Mantemo-nos à porta da escola”, afirmou.
As crianças, acrescentou, “não vão às aulas” até que haja “uma resposta positiva” ao pedido de colocação de um segundo professor.