Vem aí a praia de Beja
O Parque Fluvial dos Cinco Reis, a poucos quilómetros da cidade, avança: inclui praia fluvial, plantação de árvores, percursos pedestres e restauração.
Depois do nascimento este Verão de mais uma praia alentejana no Alqueva (a da Amieira), eis que outra avança, graças ao projecto de construção de um parque fluvial na albufeira dos Cinco Reis, do qual a câmara municipal de Beja está agora a analisar a proposta vencedora para a empreitada.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois do nascimento este Verão de mais uma praia alentejana no Alqueva (a da Amieira), eis que outra avança, graças ao projecto de construção de um parque fluvial na albufeira dos Cinco Reis, do qual a câmara municipal de Beja está agora a analisar a proposta vencedora para a empreitada.
A atracção maior do futuro Parque Fluvial dos Cinco Reis é a praia fluvial, que passará a ser a “praia de Beja”, ficando localizada a pouco mais de 4 km da capital do Baixo Alentejo. O areal deverá rondar os 15 mil metros quadrados, segundo os detalhes divulgados pela autarquia, ficando protegido por uma área arborizada com 10 mil metros quadrados.
Mas o parque terá mais atracções e serviços, zona de restauração, parque de merendas, zonas de deporto e lazer, parque infantil e outras áreas arborizadas. No local, deverão ainda ser disponibilizadas “plataformas para actividades náuticas”, criados percursos pedonais e abrigos para observação de aves.
Nos critérios para a execução do parque refere-se também que deverá ser “inclusivo e acessível a pessoas com mobilidade condicionada", sublinha-se a sua integração no conceito de Turismo de Natureza e que deverá ser “ambientalmente sustentável”.
Se tudo correr como o previsto, o parque dos Cinco Reis e a sua praia fluvial deverão estar prontos a estrear no próximo Verão.
O projecto, sob candidatura ao programa Valorizar do Turismo de Portugal, deu mais um passo em frente no final de Agosto, com a câmara municipal de Beja a confirmar a abertura das propostas dos três candidatos à empreitada e a existência de uma “dentro do valor a concurso” ("700 mil euros"). Assim que termine a análise da “proposta vencedora”, informou a autarquia em nota à imprensa, “caso esteja tudo conforme, e cumprido o direito de audição de interessados, proceder-se-á à assinatura do contrato, envio para verificação pelo Tribunal de Contas e posteriormente início da intervenção junto ao espelho de água”. A iniciativa é levada a cabo em “articulação e parceria” com várias entidades, incluindo a EDIA - a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e o Turismo de Portugal.