Casal detido por deixar filha de três anos sozinha durante 14 horas em casa

Menina “não tinha acesso a alimentos ou água e apresentava uma coloração encarnada na face”, indicando “que esteve exposta à radiação solar na varanda”.

Foto
Rui Gaudencio

A PSP deteve um casal, composto por uma mulher e um homem de 27 e 28 anos, respectivamente, pela suspeita da prática do crime de exposição ou abandono de uma criança – a filha, de três anos – durante 14 horas numa habitação na freguesia da Estrela, em Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A PSP deteve um casal, composto por uma mulher e um homem de 27 e 28 anos, respectivamente, pela suspeita da prática do crime de exposição ou abandono de uma criança – a filha, de três anos – durante 14 horas numa habitação na freguesia da Estrela, em Lisboa.

“Os polícias da PSP tiveram conhecimento de que estaria uma criança a chorar numa varanda, sozinha. Sem conseguir contactar os moradores da habitação, os polícias accionaram meios para entrarem na habitação e retirar a criança, visto estar em perigo a sua integridade física”, explica o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Já em contacto com a criança, “visivelmente assustada”, os polícias verificaram que “não tinha acesso a alimentos ou água e apresentava uma coloração encarnada na face”, indicando “que esteve exposta à radiação solar na varanda”. A criança foi levada depois para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, e, após ter alta hospitalar, “foi encaminhada para uma casa de abrigo, onde se encontra institucionalizada até ao momento”, lê-se no comunicado.

“Mais tarde, foi possível localizar os suspeitos, pais da criança, que, durante a detenção e confrontados com os factos, admitiram ter deixado a criança sozinha na habitação desde o início da tarde de 23 de Agosto [sexta-feira], durante cerca de 14 horas”, conta o Cometlis, acrescentando que a detenção ocorreu pelas 3h40 de sábado.

Fonte policial disse à agência Lusa que o casal, de nacionalidade ucraniana, não é residente em Portugal. Os detidos foram apresentados na Instância Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, tendo-lhes sido aplicada a medida de coacção de termo de identidade e residência. O processo continua, ao cuidado do Ministério Público.