Hugo Soares vê o veto da direcção do PSD como uma “medalha cheia de futuro”

Antigo líder parlamentar foi ao conselho nacional acusar Rio de não gostar do PSD.

Fotogaleria

O ainda deputado do PSD Hugo Soares fez nesta madrugada "duras críticas” a Rui Rio, afirmando que o veto da direcção nacional é uma “medalha cheia de futuro”, disseram à Lusa fontes do PSD, presentes no discurso do ex-líder parlamentar.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O ainda deputado do PSD Hugo Soares fez nesta madrugada "duras críticas” a Rui Rio, afirmando que o veto da direcção nacional é uma “medalha cheia de futuro”, disseram à Lusa fontes do PSD, presentes no discurso do ex-líder parlamentar.

O deputado, eleito nas legislativas de 2015 pelo círculo de Braga, foi excluído das listas à Assembleia da República para as eleições de Outubro por “vontade expressa” da direcção nacional do Partido.

Antes do início do conselho nacional do PSD, que decorreu entre as 22h de terça-feira e as 3h de quarta-feira em Guimarães, o secretário-geral do PSD, José Silvano, confirmou que o nome de Hugo Soares foi o “único vetado” nas listas às legislativas.

“Carrego com orgulho essa medalha ao peito porque é um veto cheio de futuro”, disse Hugo Soares a discursar no conselho nacional, segundo disseram à Lusa fontes presentes no momento, tendo abandonado a reunião logo depois. À entrada da reunião, Hugo Soares disse que vinha falar com o presidente do partido “cara a cada, olhos nos olhos”, com Rui Rio e a direcção nacional.

Segundo uma das fontes do partido, o deputado começou por acusar Rui Rio de “não gostar” do partido por este não “respeitar a militância nem as estruturas do partido e as suas escolhas”.

Hugo Soares afirmou ter sabido pela comunicação social que tinha sido excluído das listas por veto (Hugo Sares foi a indicação da concelhia de Braga para a lista do distrito à Assembleia da Republica).

A Rui Rio terá pedido que “a raiva” que tem ao PSD a coloque “contra o PS”, porque, disse, “a fazer jus às suas palavras perde sondagens, mas ganha eleições”. O discurso do deputado terminou com a afirmação que “também está” no combate ao PS.