Fernando Santos entre os nomeados para melhor treinador do mundo. E você pode votar
O seleccionador nacional é o único treinador português na lista de nomeados.
Fernando Santos é um dos nomeados na categoria de melhor treinador do mundo, segundo a FIFA, esta quarta-feira a FIFA. O seleccionador nacional, que surge nesta lista depois da conquista da Liga das Nações, é o único português na lista de dez nomeados.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Fernando Santos é um dos nomeados na categoria de melhor treinador do mundo, segundo a FIFA, esta quarta-feira a FIFA. O seleccionador nacional, que surge nesta lista depois da conquista da Liga das Nações, é o único português na lista de dez nomeados.
Os fãs registados no site da FIFA também poderão participar na escolha dos vencedores de cada categoria, escolhendo três dos dez nomeados, por ordem de preferência. O técnico mais votado pelos fãs recebe cinco pontos, o segundo receberá três pontos e o terceiro recebe um ponto. Esta pontuação será adicionada à dos seleccionadores nacionais e dos actuais capitães de equipa de cada selecção, bem como à de um jornalista especializado de cada país.
Da lista fazem parte outros seleccionadores nacionais: Tite, vencedor da Copa América com o Brasil, Djamel Belmadi, que conquistou a Taça das Nações Africanas pelo Argélia e o argentino Marcello Gallardo, que levou o River Plate ao triunfo na Taça dos Libertadores. Ricardo Gareca, que levou o Peru à final da Copa América e Didier Deschamps, treinador da selecção francesa e vencedor do prémio em 2018, também estão entre os nomeados.
Três dos treinadores nomeados integram equipas da Liga Inglesa Premier League: o alemão Jürgen Klopp, vencedor da Liga dos Campeões com o Liverpool, do argentino Maurício Pochettino, que levou o Tottenham à final da “Champions”, e do espanhol Pep Guardiola, que conquistou todas as competições inglesas com o Manchester City. Erik Ten Hag, treinador que levou o Ajax à meia-final da Liga dos Campeões e vencedor da liga e taça holandesa é mais um dos nomeados ao prémio.
Veja a lista completa dos nomeados:
- Fernando Santos (PORTUGAL)
- Djamel Belmadi (Argélia)
- Didier Deschamps (França)
- Marcelo Gallardo (River Plate)
- Ricardo Gareca (Peru)
- Pep Guardiola (Manchester City, Inglaterra)
- Jürgen Klopp (Liverpool, Inglaterra)
- Mauricio Pochettino (Tottenham, Inglaterra)
- Erik ten Hag (Ajax, Holanda)
- Tite (Brasil)
Fernando Santos, 64 anos, já tinha sido nomeado em 2017, na mesma categoria. Seleccionador português desde 2014, Fernando Santos levou Portugal à conquista do Euro2016, o primeiro título de sempre da selecção nacional, e já este ano juntou a Liga das Nações, depois de vencer a Holanda na final, por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto.
Pode consultar o regulamento da eleição aqui.
O vencedor deste galardão será anunciado a 23 de Setembro, numa gala a realizar em Milão, lê-se no comunicado da FIFA.