O Airbnb já vende aventuras: da busca de ovnis a uma volta do mundo em 80 dias

Aprender kung-fu nos Himalaias, viver com uma tribo de renas, buscar ovnis nos céus do Nevada, cavalgar com cowboys chilenas, fazer um safari gastronómico nas Galápagos, caminhar por montanhas sagradas com guerreiros quenianos – o Airbnb é (cada vez mais) mais do que alojamento. As reservas para a volta ao mundo acabam de abrir.

Foto
Uma das aventuras leva os viajantes numa volta ao mundo em 80 dias DR

Sim, o Airbnb ganhou fama (e todo o proveito condizente) à custa do alojamento – quem nunca viajou e usou a aplicação para encontrar um apartamento que atire a primeira pedra. Também é certo que é uma plataforma polémica e cujo impacto nas cidades está continuamente a ser debatido e regulado pelo mundo fora. Talvez também por isso, a empresa tem entrado noutros campos para alterar a imagem. Se em Itália tem um projecto de apoio a zonas que sofrem com a desertificação e que há pouco tempo ofereceu férias aos turistas, agora aventura-se no chamado “turismo de experiências”, que inclui um catálogo de aventuras. Este mês, lançou as Airbnb Adventures que vêm acompanhadas da aventura “suprema”: uma volta ao mundo em 80 dias cujas reservas começaram no dia 20 de Junho.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Sim, o Airbnb ganhou fama (e todo o proveito condizente) à custa do alojamento – quem nunca viajou e usou a aplicação para encontrar um apartamento que atire a primeira pedra. Também é certo que é uma plataforma polémica e cujo impacto nas cidades está continuamente a ser debatido e regulado pelo mundo fora. Talvez também por isso, a empresa tem entrado noutros campos para alterar a imagem. Se em Itália tem um projecto de apoio a zonas que sofrem com a desertificação e que há pouco tempo ofereceu férias aos turistas, agora aventura-se no chamado “turismo de experiências”, que inclui um catálogo de aventuras. Este mês, lançou as Airbnb Adventures que vêm acompanhadas da aventura “suprema”: uma volta ao mundo em 80 dias cujas reservas começaram no dia 20 de Junho.

A inspiração vem, claro, da obra de Júlio Verne, e os novos Phileas Fogg  (um número reduzido: os lugares são limitados) vão viajar por seis continentes, cruzando 18 países, dois oceanos e cinco mares em oito meios de transporte (incluindo um globo aerostático); em cada paragem, um anfitrião local será o guia para a cultura, tradições e trilhos mais ou menos conhecidos. Como no livro, a viagem vai começar e terminar em Londres – pelo meio, lê-se no site, explorar-se-á “a Europa medieval, a antiga União Soviética, a África oriental, o Médio Oriente, o Norte e o Sul da Ásia, o Pacífico Sul, as Américas e uma ilha nórdica”. A saber: Inglaterra, Roménia, Uzbequistão, Egipto, Jordânia, Etiópia, Quénia, Nepal, Butão, Tailândia, China, Austrália, Nova Zelândia, Japão, EUA, Equador, Chile e Islândia – cinco mil dólares (4419 euros) por pessoa que incluem acomodações, transportes, comida e bebidas.

Este é o exemplo mais radical das aventuras longas que a Airbnb proporciona aos seus utilizadores. Por agora, são cerca de 200 as aventuras disponíveis (distribuídas por regiões: 75 na Ásia e Austrália, 70 nos EUA, 35 em África e no Médio Oriente, 25 na América do Sul e 25 na Europa), sempre com “curadoria” local. Pode aprender-se kung-fu nos Himalaias ou viver com uma tribo de renas; no Nevada procuram-se ovnis, no Chile cavalga-se com cowboys, nas Galápagos faz-se um safari gastronómico; com guerreiros quenianos caminha-se por montanhas sagradas.

Foto
DR

As viagens são sempre em grupos pequenos (12 pessoas no máximo) e estão agrupadas por região e categoria (activo, cultural, animais, passeios de barco e culinária). A duração varia entre dois e 10 dias e o preço começa nos 88 euros.

Estas aventuras vêm juntar-se às já 30 mil actividades em mil localizações diferentes que fazem parte do portfólio da Experiências Airbnb. A companhia californiana está agora em três frentes no mundo do turismo: o alojamento (original), aliado a experiências (mais curtas) e aventuras (mais longas) – e a Airbnb embrenha-se ainda mais na nova tendência de viagens imersiva, acrescentando uma (ou várias) pitada de emoção à ideia do viajante que quer conhecer e viver as culturas locais.