Trio da ginástica acrobática conquista prata depois do bronze
Segunda medalha para Portugal nos Jogos Europeus.
Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia conquistaram neste sábado a sua segunda medalha nos II Jogos Europeus, agora de prata, no exercício dinâmico de ginástica acrobática, em Minsk.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia conquistaram neste sábado a sua segunda medalha nos II Jogos Europeus, agora de prata, no exercício dinâmico de ginástica acrobática, em Minsk.
Horas depois do bronze amealhado na prova de equilíbrio, o trio somou 28.740 pontos, atrás da Bélgica, com 28.830, e à frente da anfitriã Bielorrússia, com 28.090. Sem penalizações, obteve 8.950 pontos de nota artística, 2.190 na dificuldade do exercício e 17.600 na execução.
Nas finais das provas de equilíbrio, o trio do Acro Clube da Maia tinha somado 28.520 pontos, ficando atrás do ouro da anfitriã Bielorrússia, com 29.520, e da prata da Bélgica, com 29.230.
“É muito bom, treinámos imenso para isto. Foi uma boa experiência. Estamos muito felizes. [A ausência, de última hora, da Rússia] Deu-nos outra esperança, mas acho que nunca fomos a contar que íamos sair daqui com duas medalhas. A nossa competição é muito grande, todos os grupos são muito bons”, resumiu Bárbara Sequeira.
Francisca Maia, por seu lado, acredita que no domingo, na prova de all around, poderá haver novo motivo para celebrar. “A expectativa está sempre lá, mas o nosso objectivo é fazer o nosso melhor, o que treinámos, e as medalhas vêm por acrescento. Estamos prontas. Cansadas, não. Em altura de prova não há cansaço, apenas energia para o fazer o nosso melhor”, disse a ginasta de 20 anos.
Para Francisca Sampaio Maia estes dois pódios constituem uma “experiência incrível”. "Eu confio nelas. Treinamos demasiado para não confiar nelas”, assinalou, revelando que o trio trabalha quatro horas por dia, menos ao domingo.