Violência e tradição

Ciro Guerra e Cristina Gallego abordam o encontro devastador - “como uma praga de gafanhotos”, sugere a canção que fecha o filme - entre as culturas locais e o negócio do cultivo e comércio de narcóticos. Um olhar ambicioso sobre um peculiar e dilacerante confronto entre tradições e modernidades.

Foto
O drama colectivo da erosão de um modo de vida e de um código ético e da sua substituição por outros modos e outros códigos

A Colômbia tem uma enorme riqueza de culturas tradicionais e ancestrais, mas também é, a partir das últimas décadas, um país marcado por uma cultura de “riqueza” menos tradicional e muito mais moderna, a do narcotráfico. Ciro Guerra e Cristina Gallego, que antes haviam assinado o celebrado O Abraço da Serpente, abordam em Pássaros de Verão o encontro devastador - “como uma praga de gafanhotos”, sugere a canção que fecha o filme - entre as culturas locais e o negócio do cultivo e comércio de narcóticos, passaporte para uma riqueza material relativamente fácil e rápida de alcançar.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Colômbia tem uma enorme riqueza de culturas tradicionais e ancestrais, mas também é, a partir das últimas décadas, um país marcado por uma cultura de “riqueza” menos tradicional e muito mais moderna, a do narcotráfico. Ciro Guerra e Cristina Gallego, que antes haviam assinado o celebrado O Abraço da Serpente, abordam em Pássaros de Verão o encontro devastador - “como uma praga de gafanhotos”, sugere a canção que fecha o filme - entre as culturas locais e o negócio do cultivo e comércio de narcóticos, passaporte para uma riqueza material relativamente fácil e rápida de alcançar.