Alunos desenvolvem projecto para reduzir o consumo de plástico
Aplicação informática tem por base uma moeda virtual, os oceanos, e pretende “ter um número de moedas virtuais atribuídas a cada produto”.
Um grupo de alunos do Instituto Superior Técnico (Lisboa) quer sensibilizar os consumidores para a importância da redução do plástico e criou um projecto que pretende incentivar as pessoas a comprarem produtos ecológicos.
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Um grupo de alunos do Instituto Superior Técnico (Lisboa) quer sensibilizar os consumidores para a importância da redução do plástico e criou um projecto que pretende incentivar as pessoas a comprarem produtos ecológicos.
Trata-se de uma aplicação informática que tem por base uma moeda virtual, os oceanos, e que pretende “ter um número de moedas virtuais atribuídas a cada produto. Por exemplo, uma escova de dentes de plástico pode atribuir zero oceanos, porque não é uma compra sustentável, mas uma escova de bambu já pode atribuir sete oceanos”, explicou à agência Lusa Gil Coelho, aluno do 3.º ano de Engenharia Aeroespacial.
O estudante disse que se pretende promover “o consumo sustentável e prevenir que o plástico vá para os oceanos, ao incentivar os consumidores a fazer as escolhas certas”.
Tudo isto vai ser desenvolvido na aplicação, através da qual o utilizador pode ver “quantos oceanos já coleccionou ao longo do último mês”, quantos quilogramas de plástico poupou e o número de vidas marinhas que salvou.
Outro objectivo desta aplicação é “que o consumidor possa usufruir de um plano de benefícios”, como a troca de oceanos por cupões ou promoções e a doação do valor a uma associação.
Esta ideia foi a vencedora da Maratona Tecnológica Nacional, que decorreu entre 7 e 8 de Junho em Carcavelos, distrito de Lisboa, e que foi organizada pela plataforma Global Compact das Nações Unidas e pelo CEiia - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
Segundo Gil Coelho, o próximo passo “é procurar validação” e perceber se o projecto funciona, para que depois se comece a testar uma solução a nível tecnológico.