Oleoduto para abastecer aeroporto de Lisboa “pode mesmo ser feito pela CLC”
O ministro do Ambiente e da Transição Energética disse hoje já ter o parecer jurídico que diz que o novo oleoduto para abastecer o Aeroporto Humberto Delgado “pode mesmo ser feito pela CLC”, controlada pela Galp.
Em declarações aos jornalistas, à margem do encerramento do Fórum de Energia em África, João Pedro Matos Fernandes esclareceu que já tem o “parecer jurídico feito pelas entidades públicas do Governo que confirma que esta é uma actividade de transporte de combustível”, podendo assim ser feita pela CLC (Companhia Logística de Combustíveis).
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Em declarações aos jornalistas, à margem do encerramento do Fórum de Energia em África, João Pedro Matos Fernandes esclareceu que já tem o “parecer jurídico feito pelas entidades públicas do Governo que confirma que esta é uma actividade de transporte de combustível”, podendo assim ser feita pela CLC (Companhia Logística de Combustíveis).
“Estão hoje também do nosso lado abertas as condições para começar a negociar com a CLC, se não acontecer na próxima semana, acontece na outra de certeza”, acrescentou o governante com a pasta do Ambiente.
Em 29 de Maio, Matos Fernandes anunciou que estava a ser avaliada juridicamente a candidatura por parte da CLC, controlada pela Galp, que é a empresa responsável pela exploração do oleoduto entre Sines e Aveiras de Cima e também pela armazenagem e expedição de combustíveis na instalação de Aveiras de Cima.
Se a actividade fosse encarada como uma actividade de transporte, abria-se a possibilidade de negociar directamente com este interessado. Caso fosse entendida juridicamente como actividade de distribuição, teria de se avançar com um concurso público.