Não demora a encontrá-lo, mas tarda em despedir-se

O oitavo álbum dos The National é um disco peculiar, criado em paralelo à realização de um filme e abrindo-se a vocalistas convidadas. É objecto ambicioso, mas algo se perdeu nesse gesto criativo.

Foto
The National, oitavo álbum: muito cérebro, pouco fogo Graham MacIndoe

É um objecto peculiar, o oitavo álbum dos The National, sucessor de Sleep Well Beast. É-o pelo contexto que o viu nascer, inspirado em parte por um filme criado em paralelo à gravação pelo realizador Mike Mills (que se tornaria também produtor do disco). É-o por, nele, o vocalista e figura central da banda, Matt Berninger, partilhar os holofotes com uma série de mulheres vocalistas (de Sharon Van Etten a Gail Ann Dorsey, antiga baixista de David Bowie, passando por Lisa Hannigan, Kate Stables, que conhecemos enquanto This is the Kit, ou pela francesa Mina Tindle, mulher de Bryce Dessner). É-o, por fim, por ser obra longa, com 16 temas espalhados por quase 70 minutos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

É um objecto peculiar, o oitavo álbum dos The National, sucessor de Sleep Well Beast. É-o pelo contexto que o viu nascer, inspirado em parte por um filme criado em paralelo à gravação pelo realizador Mike Mills (que se tornaria também produtor do disco). É-o por, nele, o vocalista e figura central da banda, Matt Berninger, partilhar os holofotes com uma série de mulheres vocalistas (de Sharon Van Etten a Gail Ann Dorsey, antiga baixista de David Bowie, passando por Lisa Hannigan, Kate Stables, que conhecemos enquanto This is the Kit, ou pela francesa Mina Tindle, mulher de Bryce Dessner). É-o, por fim, por ser obra longa, com 16 temas espalhados por quase 70 minutos.