PJ apreende 600 quilos de cocaína em veleiro nos Açores
As buscas resultaram de uma investigação internacional. Embarcação oriunda das Caraíbas entrou na marina da cidade da Horta na noite de quarta-feira.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu na quinta-feira 600 quilos de cocaína e deteve três homens na sequência de buscas a uma embarcação procedente das Caraíbas, na marina da Horta, ilha do Faial, Açores, foi esta sexta-feira anunciado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu na quinta-feira 600 quilos de cocaína e deteve três homens na sequência de buscas a uma embarcação procedente das Caraíbas, na marina da Horta, ilha do Faial, Açores, foi esta sexta-feira anunciado.
Fonte da PJ disse ao PÚBLICO que os detidos são um cidadão croata de 50 anos, um inglês de 40 e um montenegrino de 26. Os três vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coacção.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que as buscas resultaram de uma investigação internacional, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, levada a cabo nos últimos dias pelo Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.
Na sequência da investigação, desenvolvida na Região Autónoma dos Açores, foi sinalizado um veleiro, suspeito de transportar uma elevada quantidade de cocaína. Dependendo dos mercados e do produto de corte a ser utilizado, o material apreendido poderia originar cerca de seis milhões de doses individuais — qualquer coisa como 100 milhões de euros.
A embarcação em causa, procedente das Caraíbas, tinha Espanha como destino, apurou o PÚBLICO. O veleiro entrou na marina da cidade da Horta na noite de 29 para 30 de Maio (quarta para quinta-feira), sendo alvo de busca, na quinta-feira, em cumprimento de mandado judicial. Na execução da busca, a PJ contou com o apoio da Polícia Marítima e da Guarda Nacional Republicana.
A investigação contou com o apoio do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, e das autoridades espanholas, francesas, italianas e montenegrinas.
Esta foi a maior apreensão de cocaína realizada este ano nos Açores. Em Junho do ano passado, outra operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes resultou em 1400 quilos de droga apreendida. Foi a Sul da Ilha do Faial, em pleno oceano Atlântico. A cocaína estava a bordo de um veleiro proveniente das Caraíbas, com três tripulantes a bordo, todos estrangeiros, e foi interceptada numa operação que mobilizou a Marinha e a Força Aérea.
No ano anterior, outro veleiro, também com origem nas Caraíbas, foi abordado a Sul dos Açores, com 400 quilos de cocaína a bordo.