Serra da Estrela: a aldeia de Sabugueiro está em modo Sombugueiro

Aldeia na Serra da Estrela vai receber durante esta semana docentes, investigadores e estudantes da Universidade de Aveiro para um projecto de intervenção artística.

Foto
ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam esta segunda-feira, 27 de Maio, um projecto de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam esta segunda-feira, 27 de Maio, um projecto de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia.

Segundo a organização, até sexta-feira os participantes desenvolvem um projecto de intervenção artística em comunidade, a partir de actividades implementadas em instituições locais e no Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro. A residência artística está integrada nas actividades do projecto Xperimus e “congrega vários momentos de criação e experimentação, envolvendo a população e espaços locais”, sob a designação genérica de Sombugueiro.

“A partir de recolhas de sons e imagens da localidade, contactos com a população, tarefas participativas com adultos e jovens, pretende-se construir performances e apresentações a desenvolver e apresentar em vários espaços da aldeia” do Sabugueiro, refere a organização, em nota enviada à agência Lusa.

Foto
Facebook

O Hostel Criativo abriu portas em Fevereiro e “é o mais recente projecto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a “mais alta de Portugal"”, disse à Lusa o presidente da direcção, Mário Jorge Branquinho. O responsável adiantou tratar-se de “um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para acções criativas e de residências artísticas, o ano todo, em plena Serra da Estrela”.

Foto

O hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas. Também possui uma sala de convívio, “onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras actividades criativas e uma marquise para descanso ou actividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras”, acrescenta a fonte.

“Com este novo projecto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objectivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/regional”, segundo o presidente.