Portugal estreia-se a ganhar no Mundial sub-20
Golo madrugador de Trincão garantiu vitória sobre a Coreia do Sul.
A selecção sub-20 de Portugal estreou-se este sábado, no Campeonaro do Mundo, a decorrer na Polónia, com uma vitória, por 1-0, sobre a Coreia do Sul.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A selecção sub-20 de Portugal estreou-se este sábado, no Campeonaro do Mundo, a decorrer na Polónia, com uma vitória, por 1-0, sobre a Coreia do Sul.
Trincão, médio do Sp. Braga, marcou o golo luso no arranque do primeiro jogo do Grupo F, em Bielsko-Biala, batendo os coreanos logo aos 7 minutos, na sequência de uma transição rápida, com Trincão a isolar-se a passe de Jota e a enganar o guarda-redes coreano com um remate rasteiro.
Apesar de ter mantido sempre o controlo e domínio do jogo, Portugal não voltou a marcar, cumprindo os objectivos mínimos. Portugal fica à espera do resultado entre a Argentina e a África do Sul para saber quem assume a liderança do grupo, tendo encontro marcado com os argentinos na próxima terça-feira (17h, RTP1).
No final, Hélio Sousa destacou o bom arranque da selecção portuguesa, que fez “uma primeira parte muito consistente” dispondo de várias oportunidades “para marcar o segundo golo”. O seleccionador português admitiu não terem sido “tão fortes na gestão da bola, na segunda parte”, permitindo algumas “transições e um jogo mais directo” dos coreanos, que para Hélio Sousa “não dispuseram de nenhuma situação clara de golo”.
O técnico luso elogiou “a atitude extraordinária”, mas lamentou “alguma falta de eficácia”, o fora-de-jogo “milimétrico” de Rafael Leão no golo anulado a Trincão (19’) e a “bola tirada em cima da linha” pelos coreanos, a negar o bis a Trincão.