Humorista Zelensky na frente das sondagens para a segunda volta das presidenciais
A confirmarem-se os números Volodimir Zelensky será eleito Presidente da Ucrânia a 21 de Abril.
O humorista Volodimir Zelensky está na frente das sondagens para a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia, que se realizam a 21 de Abril.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O humorista Volodimir Zelensky está na frente das sondagens para a segunda volta das eleições presidenciais na Ucrânia, que se realizam a 21 de Abril.
Segundo os números avançados nesta terça-feira pela empresa KIIS, Zelensky, um estreante na política que interpreta a figura de um presidente numa série de humor na televisão, deve conseguir 72% dos votos, derrotando o actual chefe de Estado, Petro Poroshenko (que não vai além dos 25,4%).
Outra sondagem, publicada pela Reiting no final da semana passada, dava também a vitória ao humorista por 61% dos votos - neste estudo Poroshenko obtém 24%.
As sondagens indicam que deve repetir-se o cenário da primeira volta, que Zelensky ganhou com o dobro dos votos do Presidente cessante.
Poroshenko não conseguiu encontrar uma estratégia para defrontar o humorista, nem depois deste não ter aparecido num debate marcado para a semana passada no estádio do Olympic e Kiev e organizado por uma estação de televisão. O debate não foi combinado entre os dois candidatos e Volodimir Zelensky (que desafiara Poroshenko para um debate mas queria realizá-lo na próxima sexta-feira, dois dias antes da votação) não compareceu. Perante o estádio cheio, Poroshenko respondeu a perguntas do público, mas não convenceu o eleitorado e não conseguiu mudar os números a seu favor.