Star Wars: J.J. Abrams revela título e trailer do último filme da saga Skywalker
O nono episódio da saga em torno da família de Anakin, Luke e Leia chegará em Dezembro aos cinemas.
Star Wars: The Rise of Skywalker é o título do nono filme Star Wars, que põe fim às trilogias em torno da família de Anakin, Luke e Leia e que se estreará em Dezembro. O realizador do derradeiro filme, o Episódio IX, J.J. Abrams, mostrou também esta sexta-feira em Chicago o primeiro trailer.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Star Wars: The Rise of Skywalker é o título do nono filme Star Wars, que põe fim às trilogias em torno da família de Anakin, Luke e Leia e que se estreará em Dezembro. O realizador do derradeiro filme, o Episódio IX, J.J. Abrams, mostrou também esta sexta-feira em Chicago o primeiro trailer.
A revelação foi feita esta sexta-feira na convenção Star Wars Celebration, que decorre em Chicago e que reúne milhares de fãs em torno do franchise fundado em 1977 por George Lucas. Era uma das novidades mais aguardadas pelos espectadores que há décadas acompanham este universo e que terão em Dezembro o desfecho das três trilogias dedicadas à família que viaja por uma galáxia muito, muito distante dos dois lados da Força - luz e negrume, bem e mal. No futuro chegarão outros filmes independentes, e outra trilogia não relacionada com os Skywalker.
Em poucos minutos, o trailer já foi visto quase um milhão de vezes no Twitter. “Já transmitimos tudo o que sabemos. Mil gerações vivem agora em ti”, diz Mark Hamill, aliás Luke Skywalker, em pano de fundo de um trailer com a nova heroína Rey ao centro. “Todas as gerações têm uma lenda”, lê-se no mesmo clip. No final, uma gargalhada malévola ecoa e evoca personagens supostamente desaparecidas como o vilão Imperador.
Perante a entusiástica plateia em Chicago, o realizador de O Despertar da Força (Episódio VII) que regressou agora para fechar o livro dos Skywalker com este nono capítulo, voltou a essa ideia de geração, central no filme e na promoção do mesmo: “É sobre esta nova geração e o que eles herdaram - a luz e a escuridão - e colocar a questão, perante o maior mal que enfrentam: Estão preparados? Estão prontos?”.
Com grande parte do elenco reunido em Chicago, nomeadamente as estrelas lançadas por esta nova trilogia - Daisy Ridley, John Boyega e o dróide BB-8, entre outros -, Abrams e a presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy explicaram também que Carrie Fisher, que morreu em 2016, voltará a surgir neste filme como a general Leia Organa. Tal como em Os Últimos Jedi (Episódio VIII), serão usadas imagens de acção real sem manipulação digital, gravadas antes da sua morte. O guião foi, em parte, moldado em torno das cenas já filmadas com a actriz.
“Não se escolhe outra actriz para aquele papel e não se faz com que ela desapareça. O estranho milagre [que é] ter uma série de cenas de O Despertar da Força [2015] que não foram usadas, começar a olhar para elas e a perceber que há uma forma de as usar e continuar a sua história, para que possa ser ela”, suspirou Abrams. “A ideia de ter uma personagem gerada por computador estava fora de questão.”
O evento de apresentação de Star Wars: The Rise of Skywalker foi apresentado pelo humorista Stephen Colbert, um conhecido fã da saga. “Este filme, além de ser o fim das três trilogias também tem de funcionar por si só”, espera o realizador.
O que viria a tornar-se o império Star Wars começou em 1977 com A Guerra das Estrelas e foi seguido de O Império Contra-Ataca (1980) e O Regresso de Jedi (1983). Em 1999, quando a cultura em torno do acto de ser fã começava a cristalizar-se como uma poderosa força de mercado, George Lucas regressava com a trilogia das prequelas - A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Em 2015 J.J. Abrams lançou a nova trilogia, já com George Lucas ao largo e com a Disney como detentora da Lucasfilm e suas criações. Um dos actores talismã de Star Wars, Billy Dee Williams, vai voltar ao seu papel de 1983 como Lando Calrissian no novo e nono filme.
A estreia mundial do filme está agendada para 20 de Dezembro, o que com as estreias à quinta-feira em Portugal significa que a sua chegada às salas deverá realizar-se no dia 19. O anúncio do título e do novo trailer surgiu horas depois da revelação de parte da estratégia da Disney para o video on demand com o seu novo serviço de streaming Disney+, que contará com a exclusividade do catálogo Star Wars.