EPAL fecha 2018 com resultado positivo de 49,1 milhões
Resultado líquido da empresa abastecedora de água ficou um milhão de euros abaixo do obtido no ano anterior.
A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) fechou o ano de 2018 com um resultado líquido positivo de 49,1 milhões de euros, menos um milhão do que o registado no ano anterior, e reduziu o endividamento, informou a empresa abastecedora de água de Lisboa nesta segunda-feira.
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A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) fechou o ano de 2018 com um resultado líquido positivo de 49,1 milhões de euros, menos um milhão do que o registado no ano anterior, e reduziu o endividamento, informou a empresa abastecedora de água de Lisboa nesta segunda-feira.
No relatório e contas relativo a 2018, aprovado em assembleia geral, a empresa anuncia que encerrou o ano “com um resultado líquido positivo de 49,1 milhões de euros”.
“O volume de negócios foi de 158,2 milhões de euros, tendo decrescido 0,6% face ao ano anterior”, referiu a empresa, acrescentando que o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingiu “95,4 milhões de euros”.
Segundo a mesma nota à comunicação social, a EPAL “continua a apresentar uma sólida posição e estrutura financeira, com uma autonomia de 72,8% e um fundo de maneio positivo de 76,8 milhões de euros”.
“Em 2018, a empresa voltou a reduzir o endividamento bruto em 15,8 milhões de euros face ao ano anterior”, salienta-se no comunicado.
Os lucros da EPAL subiram em 2017 cerca de 400 mil euros, para 50,1 milhões de euros, o melhor resultado líquido sem efeitos não recorrentes, de acordo com informação anteriormente disponibilizada pela empresa do grupo Águas de Portugal.
O investimento realizado em 2018 foi de 12,4 milhões de euros, “integralmente financiado pelo cash-flow gerado pela sua própria actividade”, com destaque para a reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale da Pedra e a reabilitação das condutas da rede de distribuição.
Além da sensibilização para a sustentabilidade da água da torneira, incluindo como opção mais ecológica e promoção de poupança, a empresa assegurou que “o volume de água não facturada na rede de distribuição de Lisboa mantém-se num nível de excelência”.
“A EPAL continua no caminho de uma, cada vez melhor, eficiência energética, tendo concluído o Parque de lamas de Asseiceira”, revelou a empresa, apostada em prosseguir com o “projecto 0% Energia” na ETA da Asseiceira, com vista a fazer desta a primeira unidade auto-sustentável.
A EPAL tem 354.281 clientes directos no município de Lisboa, 17 clientes municipais e 2 clientes multimunicipais, que representam, no total, 35 municípios, envolvendo aproximadamente 2,8 milhões de consumidores, segundo a sua página na internet.