Cabeça de mulher encontrada na praia de Leça da Palmeira

Parte do corpo estava dentro de um saco plástico e foi encontrada por um funcionário da empresa que recolhe o lixo no areal. Caso está a ser investigado pela PJ.

Fotogaleria

A cabeça de uma mulher foi encontrada, nesta quinta-feira, na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos, confirmou ao PÚBLICO o comandante Cruz Martins da capitania do porto de Leixões.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A cabeça de uma mulher foi encontrada, nesta quinta-feira, na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos, confirmou ao PÚBLICO o comandante Cruz Martins da capitania do porto de Leixões.

A cabeça foi encontrada por um funcionário da empresa que faz a recolha do lixo naquela praia, que decidiu abrir um saco do lixo para verificar o que estava lá dentro. 

Segundo Cruz Martins, nada indica que a cabeça tenha vindo do mar. A capitania do porto de Leixões isolou o local por se tratar de "uma área de domínio público".

O caso já foi entregue ao Ministério Público e à Polícia Judiciária (PJ), afirmou o comandante Cruz Martins, já que o caso se encontra fora da alçada da capitania, por não estar relacionado com um naufrágio. Uma equipa dos homicídios da PJ e peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal (INLM) estiveram a inspeccionar o achado no local. A cabeça acabou por ser transportada pelos Bombeiros Voluntários de S. Mamede Infesta para a Delegação do Norte do INML, no Porto, onde serão feitos vários exames para determinar o sexo e a idade da vítima, além da forma como a cabeça terá sido separada do resto do corpo. 

A cabeça, com cabelo compridos, encontra-se em adiantado estado de decomposição, mas, segundo fonte da PJ, aparenta pertencer a uma mulher não muito jovem. 

No local, decorreram buscas para tentar encontrar o resto do corpo, mas fonte da PJ garantiu ao PÚBLICO que o mesmo não estaria no contentor junto ao qual a cabeça foi encontrada e que foi esvaziado. A mesma fonte disse que era prematuro adiantar se a descoberta poderia estar relacionada com algum caso de desaparecimento que estivesse a ser já investigado. Com P.C. e M.O.