25 mortos confirmados após colisão seguida de incêndio numa estação de comboios no Cairo

Comboio embateu contra plataforma a alta velocidade. Tanque de combustível explodiu, dando origem a incêndio de grandes proporções.

Fotogaleria

Um incêndio numa estação ferroviária no Cairo, capital do Egipto, resultante de uma colisão de um comboio com uma plataforma provocou esta quarta-feira pelo menos 25 mortos e mais de 40 feridos, noticia a BBC. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um incêndio numa estação ferroviária no Cairo, capital do Egipto, resultante de uma colisão de um comboio com uma plataforma provocou esta quarta-feira pelo menos 25 mortos e mais de 40 feridos, noticia a BBC. 

O comboio colidiu com uma plataforma a alta velocidade. Na sequência do acidente, o tanque de combustível explodiu, dando origem a um incêndio de grandes proporções. No local estão dezenas de ambulâncias e veículos de combate às chamas. 

Nas redes sociais foram partilhadas imagens do incêndio a consumir a estação, enquanto algumas pessoas tentam controlar as chamas. "Toda a gente começou a correr, mas muitas pessoas morreram quando a locomotiva explodiu", contou uma testemunha à agência Reuters.

Hisham Arafat, ministro dos Transportes egípcio, demitiu-se horas após o primeiro-ministro, Mostafa Madbouly, ter prometido uma resposta dura caso a negligência tenha sido a principal causa do acidente. O Governo egípcio tem recebido críticas devido ao mau estado dos comboios e linhas ferroviárias.

Ashraf Momtaz, inspector ferroviário, disse à Associated Press que existem várias explicações para o acidente, uma das quais aponta para que alguém tenha acelerado o comboio e, posteriormente, saltado da locomotiva. “O comboio demora a ganhar velocidade, portanto há uma hipótese de que alguém o tenha colocado na velocidade máxima antes de sair”.