Ferrari revela monolugar para travar hegemonia da Mercedes
Veja as imagens do novo carro da construtora italiana - o SF90 - a um mês do arranque de mais um Campeonato do Mundo de F1.
A Ferrari revelou nesta sexta-feira o carro com que o piloto alemão (e tetracampeão mundial) Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc vão disputar a temporada de 2019 de Fórmula 1 e tentar contrariar a hegemonia da Mercedes.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Ferrari revelou nesta sexta-feira o carro com que o piloto alemão (e tetracampeão mundial) Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc vão disputar a temporada de 2019 de Fórmula 1 e tentar contrariar a hegemonia da Mercedes.
O novo monolugar da Ferrari, denominado SF90 em homenagem aos 90 anos da escuderia italiana, apresenta como principal característica a cor vermelha opaca, uma novidade em relação ao habitual vermelho brilhante das épocas anteriores.
"A cor opaca é esplêndida. Começámos o desenvolvimento do carro [SF90] em 2018 e isto não é uma revolução, mas sim uma evolução em relação aos anteriores", disse o novo chefe da equipa, Mattia Binotto, que em Janeiro substituiu Maurizio Arrivabene.
Para além da cor vermelha opaca, outra das alterações visíveis em relação ao monolugar anterior é que o actual apresenta uma diferença notável na parte traseira do chassis, que é muito mais estreita do que a que foi vista em 2018.
"Tentámos inovar até ao limite", acrescentou o director da escuderia italiana, que terminou na segunda posição da classificação de construtores na época de 2018 de Fórmula 1, atrás da campeã Mercedes e à frente da Red Bull, terceira posicionada.
Sebastian Vettel e o reforço Charles Leclerc vão estrear o carro a 18 de Fevereiro, numa sessão de testes a realizar em Barcelona, que inicia a preparação de uma temporada em que a Ferrari quer acabar com a hegemonia da Mercedes, que conquistou cinco títulos consecutivos.
"Estamos muito animados com o carro. É a primeira vez que vejo a versão definitiva. A minha vontade é começar já a competir, mas ainda tenho de esperar", gracejou Vettel, que possui quatro títulos consecutivos de campeão mundial (2010 a 2013).
O piloto alemão, de 31 anos, terá como colega de equipa Charles Leclerc, de 21 anos, substituto de Kimi Raikkonen, que foi o último campeão pela Ferrari, em 2007.
Charles Leclerc é o mais jovem piloto ao comando de um carro da Ferrari na Fórmula 1 desde 1961, depois do mexicano Ricardo Rodriguez. "Estou muito emocionado. É a concretização de um sonho de criança. Trabalhar com Vettel é uma oportunidade de aprender com um grande campeão", vincou Leclerc, que competiu na última época pela equipa Alfa Romeo Sauber e apresenta como melhor resultado o sexto lugar no Azerbaijão.
A época de 2019 de Fórmula 1, que inclui 21 corridas, principia a 17 de Março em Melbourne, na Austrália.