Twitter aumenta lucros e utilizadores diários, mas desilude investidores
Lucros da rede social continuaram a subir no último trimestre de 2018, mas as previsões relativas ao início de 2019 estão abaixo do anteriormente esperado.
A rede social Twitter divulgou pela primeira vez esta quinta-feira dados estatísticos sobre a sua utilização diária, revelando que, em média, 126 milhões de utilizadores leram e escreveram tweets diariamente em 2018. Quanto aos resultados financeiros, a rede social indicou que o último trimestre de 2018 foi o quinto consecutivo em que apresentou lucros, desta vez de 224 milhões de euros (255 milhões de dólares).
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A rede social Twitter divulgou pela primeira vez esta quinta-feira dados estatísticos sobre a sua utilização diária, revelando que, em média, 126 milhões de utilizadores leram e escreveram tweets diariamente em 2018. Quanto aos resultados financeiros, a rede social indicou que o último trimestre de 2018 foi o quinto consecutivo em que apresentou lucros, desta vez de 224 milhões de euros (255 milhões de dólares).
O número de utilizadores activos diários indicado pelo Twitter, um dado inédito, é relativamente baixo quando comparado com o gigante Facebook (média de 1,2 mil milhões de utilizadores diários activos) ou o Snapchat (que soma mais 60 milhões de utilizadores diários activos que o Twitter). No entanto, o Twitter indica que é um valor 9% superior ao registado em 2017.
O jornal norte-americano Washington Post explica que o Twitter contabilizou apenas utilizadores que vêem anúncios nos seus feeds, deixando de fora os utilizadores de aplicações externas que podem ocultar a publicidade naquela rede.
“As pessoas não conseguem encontrar conversas noutro sítio como no Twitter”, referiu o CEO Jack Dorsey, que pretende melhorar o acesso à rede social para novos utilizadores que queiram ter “discussões relevantes, acompanhar eventos desportivos e seguir notícias em última hora”.
Quanto a valores mensais, e segundo a Reuters, o Twitter registou 321 milhões de utilizadores activos mensais, em média, em 2018. Trata-se de uma quebra de nove milhões de utilizadores, em comparação a 2017, que é explicada pela remoção de contas que violaram as regras da rede social ou que estavam integradas em redes ilícitas de desinformação e propaganda política.
A quebra deste indicador, que está no valor mais baixo dos últimos dois anos, levou ainda o Twitter a anunciar que irá deixar de revelar o número de utilizadores activos mensais e a indicar apenas o número médio diário.
Apesar de uma subida considerável das receitas e dos lucros no último trimestre de 2018, os investidores não receberam bem os resultados. Esta quinta-feira, as acções do Twitter chegaram a cair cerca de 10%. Em causa está a previsão de receitas abaixo do esperado pelos analistas para o primeiro trimestre de 2019, e da subida dos custos operacionais, sobretudo devido ao redobramento de esforços para remover conteúdos ilícitos e combater discursos de ódio naquela rede social.