O "mais famoso" programa de vinhos do mundo escolhe Portugal para a nova temporada
Os actores Matthew Goode e Matthew Rhys são duas das estrelas de The Wine Show, que terá Portugal como país base para a sua terceira temporada. Programa é visto em mais de cem países.
Três actores, particularmente célebres pelos seus papéis em séries televisivas – Matthew Goode (Downton Abbey, The Crown), James Purefoy (Marco António em Rome) e Matthew Rhys (Irmãos e Irmãs e, mais recentemente, o espião russo de The Americans) – vão andar por Portugal, de Norte a Sul, provando vinhos portugueses e a descobrirem as histórias por trás deles e das regiões onde são produzidos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Três actores, particularmente célebres pelos seus papéis em séries televisivas – Matthew Goode (Downton Abbey, The Crown), James Purefoy (Marco António em Rome) e Matthew Rhys (Irmãos e Irmãs e, mais recentemente, o espião russo de The Americans) – vão andar por Portugal, de Norte a Sul, provando vinhos portugueses e a descobrirem as histórias por trás deles e das regiões onde são produzidos.
Isto porque, para a sua terceira temporada, depois de França e Itália, os produtores da série televisiva The Wine Show, transmitida em mais de cem países (entre os quais os EUA, o Canadá, a China, o Reino Unido, Espanha e Itália), escolheram Portugal para base e, pelo caminho, estabeleceram uma parceria com a Revista de Vinhos. Serão sete episódios, de uma hora cada um, integralmente dedicados ao vinho português – o último dará igualmente destaque à gastronomia do país – que serão filmados em 2019 e deverão ser transmitidos em 2020.
A série, que pode ser vista em canais e plataformas como o iTunes US, o Chanel 5 no Reino Unido, Hulu e Ovation nos EUA, SBS e Fox Tel na Austrália, Sky Itália, WOW WOW no Japão, Condé Nast na China, Gusto no Canadá, e Globo na América do Sul, não é transmitida ainda em Portugal, mas, soube a Fugas, há já negociações em curso com alguns canais.
Para além dos três actores, The Wine Show – que o The Guardian descreveu como “o Top Gear da bebida” – tem dois apresentadores especialistas em vinho, Joe Fattorini e Amelia Singer, e ainda uma apresentadora convidada muito especial, Jancis Robinson, crítica de vinhos do jornal britânico Financial Times, colaboradora da Revista de Vinhos e grande conhecedora da realidade portuguesa nesta área.
Para já, o projecto ainda está na fase de arranque, conta-nos Nuno Pires, da Revista de Vinhos. “Vamos começar a montar uma base a partir da qual iremos percorrer o país, visitar uma série de produtores, provar vinhos, mas também mostrar muitos aspectos da cultura do país, as tradições, os monumentos”.
O projecto foi anunciado publicamente durante a cerimónia da entrega dos prémios da Revista de Vinhos, que decorreu dia 1 na Alfândega do Porto. Nuno Pires não esconde a satisfação: “É uma série televisiva com uma audiência incrível e o programa mais visto de sempre ligado ao vinho. É uma grande oportunidade trazê-la para Portugal”.
Não é, aliás, a primeira vez que as estrelas de The Wine Show – o "programa de TV sobre vinho mais famoso no mundo", como sublinha a Revista de Vinhos – vêm a Portugal. No episódio 9 da primeira temporada, por exemplo, fazem um cruzeiro no Douro e elogiam os cocktails feitos com vinho do Porto (no site da série, Amelia Singer tem um pequeno texto a elogiá-los). Apesar de a base por temporada ser o “quartel-general” que estabelecem no país escolhido, a partir daí viajam para outros – até agora estiveram em 18 países diferentes.
“Os actores fazem aqui um pouco o papel de consumidores”, explica Nuno. “Não são exactamente especialistas mas levam as coisas a sério e estudam bastante”. O site tem muito material: para além de pequenos excertos dos episódios, inclui textos e informações sobre todos os vinhos que são provados.
Para já, a equipa da Revista de Vinhos está ainda à procura de financiamento. “Como a série é distribuída em cem países, o retorno é muito alto”, sublinha Nuno. No material de promoção da temporada, lê-se: “Pretendemos colocar Portugal no topo da lista de desejos de todos os visitantes. Com um media value superior a sete milhões de euros, a exposição resultante da visita do The Wine Show é uma oportunidade sem igual para todos os parceiros.”. Não está ainda nada fechado, mas o director da Revista de Vinhos diz esperar envolver parceiros como o Turismo de Portugal, entre outros.
“Para a equipa do The Wine Show nunca se trata apenas do que está na garrafa”, sublinha o texto de apresentação. “Acreditamos que o vinho conta a história de quem somos e do mundo em que vivemos hoje. […] O The Wine Show já abordou assuntos tão diversos como imigração, religião, alterações climáticas e até comédia”.