Encontrado avião que levava o futebolista Emiliano Sala

O avião desapareceu dos radares a 21 de Janeiro.

Foto
Uma homenagem a Emiliano Sala EPA/EDDY LEMAISTRE

O avião que levava o futebolista argentino Emiliano Sala foi encontrado, anunciou este domingo o gabinete de inquérito a acidentes aéreos (AAIB) do Reino Unido.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O avião que levava o futebolista argentino Emiliano Sala foi encontrado, anunciou este domingo o gabinete de inquérito a acidentes aéreos (AAIB) do Reino Unido.

"Posso confirmar que foi encontrado", disse um porta-voz do AAIB.

Um barco envolvido numa operação de busca pela aeronave encontrou os destroços do monomotor no fundo do Canal da Mancha, este domingo de manhã, detalha a Sky News.

O avião, um Piper PA-46-310P Malibu, desapareceu dos radares a 21 de Janeiro. O piloto David Ibbotson e o avançado do Cardiff City, de Inglaterra, iam a bordo. Viajavam de Nantes para Cardiff.

O antigo avançado argentino do FC Nantes, de 28 anos, estaria com receio da viagem. Numa mensagem de áudio partilhada através do WhatsApp, Sala contou aos amigos que estava preocupado com o estado do avião que, garantia, parecia “estar a cair aos bocados”.

O jogador de 28 anos tinha sido recrutado ao Nantes pelo Cardiff, no País de Gales, por cerca de 17 milhões de euros, e ele mesmo se encarregou de marcar o voo, tendo recusado a oferta de transporte oferecida pelo clube galês. Era o terceiro melhor marcador da liga francesa.

Ao longo da carreira, o jogador chegou a representar os portugueses do FC Crato, dos campeonatos distritais, antes de seguir para França, onde representou Bordéus, Orléans, Chamois Niortais, Caen e Nantes.