Sporting-Benfica: Nota positiva para a arbitragem no derby
Análise do ex-árbitro e actual comentador de arbitragem.
Num jogo com muitos casos e decisões que tiveram impacto no resultado final do derby entre Sporting e Benfica, Artur Soares Dias e Joaquim Pinheiro foram obrigados a debruçar-se sobre uma mão-cheia de lances.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Num jogo com muitos casos e decisões que tiveram impacto no resultado final do derby entre Sporting e Benfica, Artur Soares Dias e Joaquim Pinheiro foram obrigados a debruçar-se sobre uma mão-cheia de lances.
Minuto 22
Golo do Benfica acaba por ser bem anulado pela intervenção do VAR, que fez a revisão de todo o lance e detectou, no início da jogada, uma falta cometida com o braço por parte de João Félix sobre Wendel.
Minuto 36
Golo legal do Benfica, sem infracção à lei do fora-de-jogo. João Félix tem dois adversários entre ele e a linha de baliza no momento do passe de Seferovic.
Minuto 55
Golo bem anulado ao Benfica. Quando Pizzi remata, Seferovic, que obtém o golo, já está em fora-de-jogo posicional, acabando por tirar vantagem dessa posição inicial após defesa do guarda-redes Renan.
Minuto 72
Penálti bem assinalado a favor do Benfica. Renan, ao não travar o seu movimento, acaba por tocar com a perna direita e por rasteirar João Félix. A advertência resulta de o árbitro considerar que houve uma clara oportunidade de golo, mas como o guarda-redes tentou jogar a bola usando a perna - e de acordo com a alteração da tripla penalização -, o cartão deixa de ser vermelho e passa a ser amarelo.
Minuto 79
Golo bem anulado ao Sporting, pois no momento do passe do seu colega, Diaby está adiantado em relação à linha da bola, razão pela qual foi considerado correctamente que infringe a lei do fora-de-jogo.
Minuto 82
Penálti bem assinalado após intervenção do VAR. Vlachodimos, com a mão, acaba por tocar e derrubar a perna de Bas Dost. A expulsão explica-se por se tratar de uma clara oportunidade de golo: o guarda-redes usa a mão para derrubar o aversário sem ter, desta forma, tentado jogar a bola, mas procurando apenas impedir o movimento e finalização. Assim sendo, esta situação não se enquadra na alteração da lei da tripla penalização, segundo a qual só é amarelo quando o infractor tenta claramente jogar a bola.
Veredicto
Considerando o binómio equipa de arbitragem no terreno de jogo/videoárbitro, a prestação final foi claramente positiva, pois foram inúmeros os casos de jogo de enorme importância e influência no resultado. Todos eles acabaram por ser bem resolvidos, quer técnica, quer disciplinarmente.