Pete Souza: o ex-fotógrafo de Obama vem guiar turistas por Portugal
O luso-descendente Pete Souza, fotógrafo oficial das administrações Reagan e Obama, vai liderar um passeio turístico e fotográfico a Portugal, marcado para Setembro. Já esgotou.
A viagem é promovida pela agência Sagres Vacations, baseada nos Estados Unidos (Massachusetts e Fall River) e com escritórios no Porto, especializada em experiências turísticas personalizadas nos mercados português e espanhol.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A viagem é promovida pela agência Sagres Vacations, baseada nos Estados Unidos (Massachusetts e Fall River) e com escritórios no Porto, especializada em experiências turísticas personalizadas nos mercados português e espanhol.
Para Pete Souza, que é descendente de açorianos, esta será a primeira "verdadeira" viagem a Portugal, onde esteve apenas em visitas oficiais a acompanhar os presidentes norte-americanos Ronald Reagan e Barack Obama, para quem trabalhou como fotógrafo oficial. "Na verdade nunca passei grande tempo em Portugal continental e pensei que esta seria uma oportunidade incrível para fazer essa viagem", disse Pete Souza à agência Lusa.
Marcada para Setembro, de 2 a 12, a viagem começa no Porto e termina nos Açores, percorrendo as principais cidades turísticas de Portugal. Com lugar para apenas 28 pessoas, o programa, que se destina a fotógrafos profissionais e amadores ou a amantes da fotografia, esgotou quase de imediato, como disse à agência Lusa Marco Fernandes, vice-presidente da Sagres Vacations. "Mal divulgámos a viagem, tivemos logo muito interesse. O Pete pôs também no Instagram dele e, de imediato, os últimos lugares que estavam disponíveis esgotaram. Na última semana de Dezembro, tivemos 180 pessoas a perguntar sobre o programa", disse.
Durante a viagem, Pete Souza acompanhará os visitantes e dará "dicas" sobre como melhor fotografar os locais visitados, fazendo uma série de "mini workshops" ao longo de todo o roteiro. "O atractivo do programa é esse conceito. Já fizemos outros programas de fotografia, mas sem o chamariz que é o Pete Souza. O Pete Souza tem seguidores em todo o mundo - recebemos contactos da Austrália para este programa - e, como é um programa de fotografia, vamos ter pessoas que sabem tirar fotografias e vão dar uma melhor imagem de Portugal", considerou Marco Fernandes.
"É uma viagem turística para pessoas que gostam de tirar fotografias. Imagino que o nível das capacidades das pessoas que se vão juntar a nós serão muito variados, por isso espero conseguir ajudar a melhorar as suas fotografias de viagem", considerou, por seu lado, Pete Souza.
Para o fotógrafo freelance e autor de vários livros, o grande atractivo é poder conhecer a parte continental de Portugal, bem como regressar, com tempo, aos Açores, que visitou na década de 1980. "Não conheço de todo a parte continental de Portugal. Estive em Portugal duas vezes, uma vez com o Presidente Reagan e outra com o Presidente Obama, mas nas visitas presidenciais não temos verdadeiramente oportunidade de ver grande coisa fora dos encontros formais", disse.
"Estive nos Açores numa viagem alargada, mas já foi em 1988. Será interessante ver o quanto mudou. Os meus avós são dos Açores, por isso, para mim, esta será a parte mais emocional da viagem", acrescentou. O fotógrafo acredita que Portugal "está a tornar-se cada vez mais um destino turístico para muitos norte-americanos" e espera "poder divertir-se, tirar algumas fotografias e ajudar algumas pessoas a melhorarem as suas imagens".
Nascido em South Dartmouth, Massachussets, neto de emigrantes açorianos, Pete Souza trabalhou como fotojornalista freelance e tem trabalhos divulgados pelas principais publicações norte-americanas, bem como vários prémios de fotojornalismo. Pete de Souza é também autor de vários livros, o mais recente dos quais - Shade: A tale of Two Presidents - compara os primeiros 500 dias de Obama com o actual Presidente norte-americano, Donald Trump. O livro é a passagem ao papel do mesmo exercício que Pete Souza vem fazendo na sua página na rede social Instagram, onde tem mais de 2,1 milhões de seguidores.
O Instagram de Pete Souza tem sido uma espécie de "sombra crítica" da administração Trump, com a publicação de fotografias de Obama em situações semelhantes às protagonizadas pelo actual inquilino da Casa Branca, num registo bem-humorado e em que o antigo Presidente "sai sempre melhor na fotografia".
Com várias exposições no currículo, Pete Souza tem prevista, para Fevereiro, a inauguração de uma mostra sobre os dois presidentes com quem trabalhou intitulada Two Presidentes: Obama and Reagan.