Faltam quatro metros para chegar a Julen

A perfuração de um túnel vertical para tentar resgatar o menino de dois anos que caiu num poço em Málaga, Espanha, terminou. Falta a escavação manual de um túnel horizontal de quatro metros para chegar ao poço onde está o menino.

Foto
LUSA/Daniel Perez

O túnel vertical perfurado para tentar resgatar o menino de dois anos que caiu a um poço em Totalán, Málaga, Espanha, alcançou hoje o objectivo dos 60 metros de profundidade.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O túnel vertical perfurado para tentar resgatar o menino de dois anos que caiu a um poço em Totalán, Málaga, Espanha, alcançou hoje o objectivo dos 60 metros de profundidade.

São agora preparados o invólucro do túnel e o seu envase, operações que, segundo os técnicos, podem variar entre sete e nove horas, trabalhos que serão realizados de acordo com os critérios estabelecidos pela brigada de resgate de mineração, deslocada das Astúrias.

Uma vez concluída toda esta tarefa, outros mineiros começarão a escavar de forma manual uma galeria horizontal de quatro metros para ligar ao poço onde pode estar o menino Julen, tarefa que pode ficar concluída esta terça-feira.

Entretanto, Rodrigo Reveco, o inventor da cápsula 'Fénix' que serviu para resgatar em 2010 os 33 mineiros que ficaram presos numa mina no Chile, enviou hoje uma mensagem de ânimo e força à equipa que trabalha para libertar Julén.

Segundo fontes do município de Málaga, o inventor enviou uma mensagem de ânimo ao director técnico do Consórcio Provincial de de Bombeiros, Julián Moreno, e classificou de "extraordinário" o trabalho dos resgatadores, precisando que o trabalho está a ser melhor executado do que para resgatar os mineiros no Chile.

As zonas de rochas de extrema dureza que os técnicos estão a encontrar em Totalán atrasaram o plano traçado, no oitavo dia de trabalhos, já que inicialmente se esperava que fosse possível terminar a perfuração vertical hoje de manhã. Contudo, faltavam ainda oito metros para terminar quando começou a amanhecer. A partir daí, será necessário canalizar o túnel para o proteger de eventuais cedências de terreno.

Esta protecção é necessária para que os mineiros da Brigada de Salvação deslocada das Astúrias possam descer numa espécie de gaiola para continuar a escavar à mão um túnel horizontal de acesso à área onde se acredita que pode estar a criança, desde o passado dia 13. Os trabalhos para a criação de uma galeria horizontal iniciam na terça-feira de manhã, às 12h locais (menos uma hora em Lisboa).

A velocidade a que avançará este trabalho dependerá do material que encontrarem as equipas, mas devido à experiência em trabalhos semelhantes, os técnicos anunciaram que a tarefa poderia estender-se por mais 24 horas.

Julen foi dado como desaparecido a 13 de Janeiro, havendo desde logo suspeitas de que teria caído num dos muitos poços escavados na montanha de Totalán. Posteriores análises de ADN a cabelo encontrado no poço viriam a confirmar que o menino de dois anos estará mesmo preso naquele local.