Câmara de Manteigas recolhe lixo do Parque Natural da Serra da Estrela

Em causa está a retirada de recipientes, por parte do ICNF, para a recolha de lixo na Serra da Estrela, o que levou o município de Manteigas a colocar contentores nos locais do concelho com maior visitação.

Foto
Andre Rodrigues

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou, esta segunda-feira, que colocou contentores em vários locais do Parque Natural da Serra da Estrela apesar de, naquela área, a recolha de lixo "não ser uma clara responsabilidade" autárquica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou, esta segunda-feira, que colocou contentores em vários locais do Parque Natural da Serra da Estrela apesar de, naquela área, a recolha de lixo "não ser uma clara responsabilidade" autárquica.

O anúncio foi feito pela autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, após a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) ter questionado sobre a falta de recipientes para a recolha de lixo na Serra da Estrela.

Na resposta ao BE, o presidente do município de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho (PS), esclarece que "apesar de não ser uma clara responsabilidade da autarquia, mas das entidades que em co-gestão administram e fiscalizam o espaço natural", concretamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Conselhos Directivos dos Baldios, a autarquia "resolveu colocar pontos de recolha (contentores) nos locais do concelho, fora dos perímetros urbanos, com maior visitação".

Segundo a nota, foram colocados contentores para recolha de lixo no Covão da Ametade, no Covão da Ponte, nas Penhas Douradas, no Poço do Inferno e no Poio da Oliveira.

"Assumiu, assim, a Câmara colaborar apenas e só na colocação de recipientes e recolha, portanto, efectuada integralmente a expensas do município, sem qualquer contribuição das entidades que gerem, exploram e concessionam os espaços naturais e têm, ao mesmo tempo, a obrigação de proceder à limpeza desses espaços", acrescenta.

Esmeraldo Carvalhinho explica ainda no ofício que a atitude do município surgiu depois de o ICNF "ter decidido, unilateralmente, retirar pontos de recolha de lixo e deixar de fazer a mesma em toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela".

O BE referiu em comunicado que "teve conhecimento que se arrasta há muito tempo a falta de recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela" e que, "em alturas de maior afluência de cidadãos, há acumulação de lixo nas bermas das estradas, sendo que o mesmo se espalha por grandes áreas do Parque Natural da Serra da Estrela".

A autarquia de Manteigas rejeita a denúncia, informando que na sua área territorial "não existem locais ou zonas com manifesta acumulação de lixo".

"Admite-se que, pontualmente, tal possa ocorrer nas referidas bermas de estrada por falta de adequado comportamento cívico dos visitantes ao Parque Natural, mas trata-se de uma situação incontrolável pela autarquia e sobre a qual a mesma não tem responsabilidades directas", remata.

Para além da Câmara Municipal de Manteigas, o BE questionou os municípios de Seia, distrito da Guarda, e da Covilhã, Castelo Branco, sobre o mesmo assunto.