Chuva volta a Portugal continental a partir de quarta-feira

Com a chegada da chuva, as temperaturas mínimas subirão. "A tendência a partir de quarta-feira será começarmos a alterar dias com precipitação e sem precipitação", avança o IPMA.

Foto
Chuva regressa na quarta-feira Andre Rodrigues

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e a temperatura mínima vai subir, disse à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ricardo Tavares.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e a temperatura mínima vai subir, disse à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ricardo Tavares.

As temperaturas mínimas vão começar a subir ligeiramente 1 a 2 graus Celsius durante o dia de segunda-feira e de terça-feira, terminando os avisos de frio emitidos para os distritos de Évora, Beja e Setúbal, adiantou o meteorologista.

"Para hoje [segunda] prevê-se um dia de céu pouco nublado ou limpo moderado a forte nas terras altas e acentuado arrefecimento nocturno. Na terça-feira a situação muda. Vamos ter nebulosidade por nuvens altas, vento fraco e pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima", disse.

Para quarta-feira, adiantou Ricardo Tavares, está prevista nebulosidade, alguma precipitação em geral fraca um pouco por todo o território, que será de neve nas terras altas das regiões norte e cento.

"A tendência a partir de quarta-feira será começarmos a alterar dias com precipitação e sem precipitação", disse.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, sendo temporariamente do quadrante norte no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes moderado a forte nas terras altas das regiões Norte e Centro.

A previsão aponta também para formação de geada, em especial no interior, neblina ou nevoeiro matinal, em especial nos vales e terras baixas e acentuado arrefecimento nocturno.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -2 graus em Bragança e os 7 em Portalegre e as máximas entre os 10 graus em Bragança e na Guarda e os 17 em Faro e Évora.