Grupos central e ocidental dos Açores sob aviso laranja e distrito de Faro sob aviso amarelo
O aviso laranja para o grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores vai manter-se activo até às 21h. O distrito de Faro foi colocado sob aviso amarelo, devido a agitação marítima, a partir das 9h de domingo.
Actualização: o IPMA aumentou o nível de alerta para laranja.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Actualização: o IPMA aumentou o nível de alerta para laranja.
Os grupos Central e Ocidental dos Açores estão sob aviso amarelo este sábado, devido à previsão de vento e precipitação fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu um aviso amarelo também para Faro.
As ilhas das Flores e Corvo (grupo Ocidental), nos Açores, estão, desde as 06h42 de hoje, e até às 12h00, sob aviso amarelo do IPMA devido à passagem de uma superfície frontal fria, acompanhada de vento e chuva fortes.
Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial (grupo Central), o IPMA emitiu o mesmo aviso, que vigora a partir das 06h42, para a previsão de vento frio e forte, e, a partir das 09h00, para o risco de precipitação e trovoada.
O aviso amarelo para o grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores vai manter-se activo durante todo o dia de hoje, até às 00h00.
Em Portugal continental, o distrito de Faro foi colocado sob aviso amarelo, mas apenas a partir das 09h00 de domingo, até às 14h00 de segunda-feira, neste caso para a agitação marítima, que o IPMA prevê que se intensifique.
O aviso amarelo é o terceiro em termos de gravidade numa escala de cinco sendo relativo a situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, entre outras medidas, que se mantenham limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências e que não se circule sem necessidade.
Alerta ainda que, em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.