Natal mais sustentável de A a Z: R de refeições tradicionais
Na refeição da consoada os reis são o bacalhau e o polvo. O primeiro reina nas mesas do centro e sul, enquanto o polvo é preferido por minhotos e transmontanos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na refeição da consoada os reis são o bacalhau e o polvo. O primeiro reina nas mesas do centro e sul, enquanto o polvo é preferido por minhotos e transmontanos.
Como escolher e conservar bacalhau — evite as peças muito húmidas (uma maneira de avaliar é segurar a peça inteira, deixando cair a cauda e se dobrar é sinal de que tem água em excesso). Tenha atenção a manchas vermelhas e presença de um pó fino e cinzento, branco ou amarelo, que podem ser sinais de problemas de conservação (ou seja, acarretam possível risco de toxi-infecção alimentar). Peixe mal escalado ou com fendas profundas, excesso ou deficiência de sal, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos, manchas de sangue e/ou de fígado indicam má preparação. Rejeite bacalhau com parasitas.
Ser "asa branca" não é sinónimo de melhor qualidade, apenas que a membrana negra que reveste a cavidade abdominal foi retirada.
Em casa, coloque o bacalhau às postas num recipiente com água, com a pele virada para cima. Deixe de molho durante 24 ou 36 horas, consoante a grossura. Renove a água várias vezes ao dia.
Como escolher e conservar polvo — se fresco, prefira-o com coloração e brilho mais intensos, sinais de frescura e de pesca recente. O cheiro deve ser agradável, a maresia. Olhos salientes com córnea translúcida e pupila negra e brilhante são desejáveis. Os tentáculos devem ser resistentes e não possíveis de arrancar e deve ter uma textura firme e rija. Pode conservá-lo no frigorífico a temperatura entre 0 e 5ºC, durante um a dois dias. Coloque um pano humedecido por cima para melhorar a conservação. Pode congelá-lo fresco ou já cozido, a uma temperatura entre -18 e -22ºC, até três meses. Se optar pelo polvo congelado embalado, verifique o rótulo.