Benfica regressa à Turquia e Sporting vai a Espanha
"Encarnados" procuram redenção nas competições após queda na Liga dos Campeões. "Leões" pretendem melhorar a marca da época passada: os quartos-de-final.
O Benfica vai defrontar o Galatasaray enquanto o Sporting joga frente ao Villarreal para os 16 avos-de-final da Liga Europa. O sorteio desta fase a eliminar da competição aconteceu esta segunda-feira de manhã na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Benfica vai defrontar o Galatasaray enquanto o Sporting joga frente ao Villarreal para os 16 avos-de-final da Liga Europa. O sorteio desta fase a eliminar da competição aconteceu esta segunda-feira de manhã na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.
Nesta fase, marcada para 14 e 21 de Fevereiro de 2019, o Benfica já sabe que começa fora e acaba na Luz e o Sporting arranca em Alvalade e decide a eliminatória fora.
Os “encarnados”, ao serem terceiros do grupo E da Liga dos Campeões, com 7 pontos, foram um dos quatro melhores relegados para a Liga Europa e partiram para este sorteio como cabeças de série.
O Galatasaray terminou em terceiro lugar o grupo D da Liga dos Campeões com quatro pontos, no qual liderou o FC Porto. A equipa turca perdeu os dois jogos frente aos "dragões": por 1-0 no Dragão e 2-3 na Turquia. O conjunto de Istambul regressa esta temporada a Portugal, sendo que o Benfica já defrontou outra equipa turca nesta época, o Fenerbahçe, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
"É a equipa mais bem-sucedida em Portugal", diz o Galatasaray no seu site oficial depois de referir o número de títulos nacionais dos "encarnados". Do lado das "águias", Luisão representou o clube da Luz na sede da UEFA e disse à BTV que acredita na passagem à fase seguinte, mas a equipa de Rui Vitória tem de estar a altura de um adversário que "vem da Champions" e proporciona um "ambiente difícil" na Turquia.
O Sporting, que terminou em segundo lugar o grupo E com 13 pontos, joga estes “16 avos” com o Villarreal, líder do grupo G com 10 pontos, sem qualquer derrota. Os espanhóis empataram quatro jogos e venceram dois. Regressam a Portugal sete anos depois de uma derrota por 5-1, frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, para esta mesma competição. Será a primeira vez que o conjunto de El Madrigal defronta os "leões".
O Villarreal encontra-se numa posição sensível no campeonato espanhol. Com 15 pontos conquistados, está no 17º. lugar, a menos um ponto da zona de despromoção. "A viagem é curta, mas isso não significa que seja um adversário muito fácil. O Sporting não estava nos nossos planos. Desportivamente estão sempre no topo. Nunca vi um conjunto de adversários tão complicados como este", anteviu à Movistar TV José Manuel Llaneza?, o vice-presidente do submarino amarelo.
Jogos dos 16 avos-de-final da Liga Europa
Viktoria Plzen - Dínamo Zagreb
Club Brugge - Salzburgo
Rapid Viena - Inter de Milão
Galatasaray - Benfica
Slavia de Praga - Genk
Krasnodar - Bayer Leverkusen
Zurique - Nápoles
Malmö - Chelsea
Shakthar Donestk - Eintracht Frankfurt
Celtic - Valência
Sporting - Villarreal
Rennes - Betis
Olympiakos - Dínamo Kiev
Lazio - Sevilha
Fenerbahçe - Zenit
BATE Borisov - Arsenal