Nove mortos e 47 feridos em acidente de comboio de alta velocidade na Turquia

O comboio de alta velocidade, que seguia da capital, Ancara, para a cidade de Konya, no centro do país, colidiu contra uma locomotiva e acabou por embater num viaduto para peões.

Fotogaleria

Pelo menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de alta velocidade na Turquia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pelo menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio de alta velocidade na Turquia.

O comboio de alta velocidade, que seguia da capital, Ancara, para a cidade de Konya, no centro do país, transportava 206 passageiros quando colidiu contra uma locomotiva, descarrilou e embateu na base de um viaduto junto à estação de Marsandiz, no distrito de Yenimahalle.

O viaduto colapsou sobre a composição e pelo menos duas carruagens tombaram, deixando algumas pessoas encarceradas.

As causas do acidente, que aconteceu por volta das 6h30 locais (3h30 em Portugal continental), não foram ainda apuradas, mas o Ministério Público de Ancara já abriu uma investigação. O ministro turco dos Transportes e o governador de Ancara já estiveram no local.

De acordo com o governador de Ankara, Vasip Sahin, o acidente foi causado pelo excesso de velocidade do comboio que, ao bater no engenho que estava a verificar o estado dos carris, causou o descarrilamento.

Ainda não existem informações concretas sobre a velocidade a que viajava o comboio.

O presidente da união dos engenheiros e arquitectos turcos, Yunus Yener, disse no Twitter (tweet em turco) que já tinham sido reportados "problemas de sinalização" na linha. "O acidente é homicídio!", acusou o responsável.

Em Julho, um outro acidente de comboios na Turquia fez 24 mortos.