Cinemateca Francesa mostra cinema fantástico português seleccionado pelo MOTELX
A partir de segunda-feira, cinco filmes produzidos em Portugal e inspirados na literatura ou na música integram mas uma etapa do festival de cinema de terror e fantástico
Cinco curtas-metragens portuguesas, do universo do cinema fantástico, vão ser exibidas numa sessão na segunda-feira na Cinemateca Francesa, em Paris.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Cinco curtas-metragens portuguesas, do universo do cinema fantástico, vão ser exibidas numa sessão na segunda-feira na Cinemateca Francesa, em Paris.
Programada pelo festival MOTELX, a sessão apresenta curtas recentes, que estiveram em competição neste festival e inspiradas, quase todas, em obras literárias.
A sessão na Cinemateca Francesa começa com A estranha casa na bruma, de Guilherme Daniel, filme inspirado num conto de H.P. Lovecraft e premiado este ano no MOTELX, e prossegue com A instalação do medo, uma comédia negra de Ricardo Leite, inspirada numa obra de Rui Zink e feita em contexto escolar.
A eles junta-se ainda Coração revelador, segunda curta-metragem da actriz e realizadora São José Correia, a partir de um conto de Edgar Allen Poe, e The bad girl, de Ricardo Machado, a partir de uma narrativa de Gonçalo M. Tavares.
A fechar, exibe-se Thursday Night, de Gonçalo Ferreira de Almeida, um thriller protagonizado por dois cães e inspirado no álbum Thursday Afternoon, de Brian Eno, e premiado no MOTELX em 2017.
Na sessão em Paris estarão presentes os realizadores Ricardo Leite e Guilherme Daniel, para uma conversa com o público.
A iniciativa do festival MOTELX acontece em parceria com o Instituto Camões, sendo Paris a última etapa do "MOTELX On Tour", um programa de exibição de curtas portuguesas que este ano passou pelo Brasil e Luxemburgo.