Natal mais sustentável de A a Z: A de árvore

Uma árvore feita em material reciclado, as facturas que deve guardar em defesa do seu direito de consumidor, os produtos financeiros nos quais pode aplicar o seu subsídio de Natal e até dicas sobre a escolha do bacalhau. Estas e outras sugestões num abecedário que será lançado a cada terça-feira e até 25 de Dezembro a pensar num Natal solidário e de consumos regrados. Os textos são da responsabilidade da DECO, nesta parceria com o PÚBLICO.

Foto
Filipe Ribeiro

Da compra do pinheiro às luzes e enfeites, dicas para manter um Natal com menor impacto ambiental. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Da compra do pinheiro às luzes e enfeites, dicas para manter um Natal com menor impacto ambiental. 

Compra da árvore — opte por uma sintética ou construa-a com materiais reciclados — cartão, metal ou plástico, que tenha em casa podem criar uma árvore original. Se a decisão de ter um pinheiro natural for inabalável, recorra aos que são vendidos com autorização — corporações de bombeiros, grupo de escuteiros ou o município garantem a sustentabilidade do corte. Certifique-se ainda de que a árvore é recolhida após as festas, pois depositada incorrectamente inviabiliza os benefícios assumidos. 

Compra da decoração e luzes — tal como a árvore, os enfeites poderão ser de aproveitamento de materiais, como tecido, papel e até cápsulas de café. Não se esqueça de aproveitar as decorações mais antigas: são vintage, poupa dinheiro e o ambiente agradece. Também a escolha das luzes deve ser cuidada. Opte por um sistema de LED com transformador de baixa tensão. Se o isolamento dos condutores se danificar não há risco de choque eléctrico, é uma escolha dispendiosa mas mais segura.

E não se esqueça de conversar com os mais novos sobre os enfeites e iluminações da árvore de Natal. Estes equipamentos não são brinquedos. Podem causar acidentes, como pequenos cortes, entalões ou até queimaduras.