Seia volta a ter "Aldeia Natal" onde o Pai Natal não entra
Entre 15 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2019, Cabeça oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha".
A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai transformar-se em "Aldeia Natal" pelo sexto ano consecutivo e oferecer aos visitantes uma festa genuína onde "não há lugar para o Pai Natal".
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai transformar-se em "Aldeia Natal" pelo sexto ano consecutivo e oferecer aos visitantes uma festa genuína onde "não há lugar para o Pai Natal".
Entre o dia 15 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2019, a localidade oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha", segundo a organização.
A Câmara Municipal de Seia refere, em nota enviada à agência Lusa, que, "depois da experiência francamente positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição" do evento natalício, "trabalhando diária e voluntariamente na concepção dos enfeites que vão decorar a aldeia nesta época natalícia".
"Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto", acrescenta.
A fonte refere que a "Aldeia Natal" apresenta "um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas" que ostentam "uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa".
"Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal", sublinha.
Segundo a nota, a visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da serra da Estrela.
Tradições como a missa do galo e a fogueira de Natal e oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das actividades habituais a realizar.
Um concerto de Natal com o grupo Figo Maduro e outro com Balancé da Cabeça fazem também parte do programa do evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e pela natureza.
A iniciativa contempla ainda um desfile de moda inspirado no burel (um tecido produzido de forma artesanal na serra da Estrela), acções de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens, passeios fotográficos para a descoberta da aldeia e percursos pedestres interpretativos, entre outros.
Será ainda organizado o 2.º Trail da Aldeia Natal, no dia 16, que inclui um percurso de 14 quilómetros que dá a conhecer os socalcos da aldeia de Cabeça e de Casal do Rei.
O projecto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Directivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.