TAP recebe o primeiro A330Neo, após uma longa espera

Companhia portuguesa encomendou 14 exemplares do novo avião da Airbus e é a primeira do mundo a recebê-lo. TAP espera abrir 14 rotas em 2019, com 36 novos aparelhos.

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A TAP recebe nesta segunda-feira o primeiro Airbus A330Neo a entrar em circulação no mundo da aviação comercial. É um momento simbólico para a transportadora portuguesa, que vai ter 36 novas aeronaves até ao final do próximo ano.

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A TAP recebe nesta segunda-feira o primeiro Airbus A330Neo a entrar em circulação no mundo da aviação comercial. É um momento simbólico para a transportadora portuguesa, que vai ter 36 novas aeronaves até ao final do próximo ano.

A entrega deste aparelho foi adiada duas vezes, pelo menos: inicialmente, esteve prevista para o final de 2017, mas no final de Dezembro de 2016 soube-se que essa entrega tinha sido adiada para Março deste ano. Esse prazo também acabou por não ser cumprido.

O primeiro A330Neo da aviação comercial será entregue em Toulouse, cidade francesa que é a sede das operações do consórcio europeu. O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, deslocar-se-á a Toulouse para receber oficialmente o aparelho. 

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O anterior presidente executivo da TAP Portugal, Fernando Pinto, disse no final de 2016 ao The Wall Street Journal que a entrega do primeiro A330Neo tinha sido atrasada devido “a uma revisão, por parte do fabricante francês, do calendário de entrega dos novos aviões de longo curso”.

A TAP encomendou à Airbus 14 exemplares do A330Neo, cujo voo de testes inaugural se realizou há pouco mais de um ano, a 19 de Outubro de 2017. Além das novas características técnicas, que distinguem o A330Neo do antecessor A330, o interior deste modelo vai estrear o conceito Airspace by Airbus, desenvolvido pelo fabricante e que promete renovar a experiência da viagem a bordo.

Quanto às novidades para o próximo ano, a empresa portuguesa estima que “as novas rotas e a chegada de mais novos aviões serão os marcos” de 2019. “A TAP terá 14 novos destinos em 2019 e um aumento significado da frota, com a chegada de 37 aviões [contando a partir deste A330Neo] até ao final do próximo ano (71 até 2025), que vêm reforçar o nosso compromisso e ambição de continuar a crescer e a oferecer o melhor aos nossos clientes”, diz o responsável pelas vendas da transportadora, Abílio Martins, à Lusa.

A 28 de Setembro, a TAP anunciou prejuízos de 90 milhões de euros no primeiro semestre. Apesar de um aumento de 18% nas vendas, a companhia viu os prejuízos agravarem-se na primeira metade do ano, face ao período homólogo de 2017, devido a “gastos não recorrentes da ordem dos 40 milhões de euros”. Estes gastos vinham “sobretudo” de “atrasos e cancelamentos”, bem como da reestruturação da empresa de manutenção que a TAP tem no Brasil.

Ainda assim, a transportadora aérea dizia acreditar que o segundo semestre do ano será mais forte, tendo em conta “a contratação e formação de mais pilotos e tripulantes de cabina, bem como alterações à estrutura de planeamento de escalas e medidas para incrementar a pontualidade”.

Em termos de tripulações, a TAP contratou este ano mais de 340 pilotos e 600 tripulantes de cabina, segundo o mesmo responsável.