EasyJet transporta 6,6 milhões de passageiros em Portugal
Companhia de aviação superou previsões da operação portuguesa durante o ano fiscal terminado em Setembro. Em 2019 a meta é transportar sete milhões de pessoas
A transportadora aérea EasyJet ultrapassou em Portugal os objectivos de crescimento anual em passageiros, ao chegar aos 6,6 milhões, uma subida de 6%. O ano fiscal em causa iniciou-se a 1 de Outubro de 2017 e terminou a 30 de Setembro passado.
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A transportadora aérea EasyJet ultrapassou em Portugal os objectivos de crescimento anual em passageiros, ao chegar aos 6,6 milhões, uma subida de 6%. O ano fiscal em causa iniciou-se a 1 de Outubro de 2017 e terminou a 30 de Setembro passado.
No dia em que o grupo de aviação anunciou lucros de 578 milhões de euros anuais, num crescimento de 42%, o director da EasyJet para Portugal, José Lopes, recordou não serem divulgados dados financeiros por região. Defendeu contudo “ter-se ficado acima dos objectivos traçados”.
Em declarações à agência Lusa, o responsável recordou que há um ano foi estimado um crescimento de 5% em Portugal. “E fechámos com 6,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de cerca de 6% sobre o ano anterior. Também conseguimos aumentar a taxa de ocupação, que fechou com 96,9% de ‘load factor’, o que representou um aumento de 1,3 pontos percentuais”, precisou.
Globalmente, o número de passageiros cresceu 10% para chegar a um recorde de 88,5 milhões de passageiros, assim como foi alcançado um novo máximo em taxas de ocupação.
Face às restrições de capacidade do aeroporto de Lisboa, o responsável indicou o “esforço extra em aumentar a taxa de ocupação, porque a possibilidade de crescer é mais limitada neste momento”.
Sem alterações na estrutura Humberto Delgado, como o encerramento da pista transversal, e sem a aprovação final do projecto de um novo aeroporto no Montijo, cujo início de funcionamento continua agendado para 2022, José Lopes repetiu que os crescimentos acontecem através de aviões com mais assentos e de uma “política muito certeira de investimento e de análise de oportunidades”.
Neste balanço do ano fiscal, houve ainda uma “consolidação do 'portfólio' de rotas” da transportadora em Portugal, com um aumento de 57 para 63 (mais 11%). Recentemente abriram outras três rotas, recordou.
Meta para 2019: sete milhões de passageiros
Para o próximo ano, o objectivo para Portugal é um crescimento de 9% e “ultrapassar pela primeira vez a fasquia dos sete milhões de passageiros transportados”.
Para Lisboa, a EasyJet quer aumentar em 6%, no Porto 10%, em Faro 15% e no Funchal 3%.
Em Portugal, a transportadora tem mais de 310 trabalhadores com contratos locais, um número que se vai manter, mas que poderá aumentar em 2020 quando “poderão abrir novas oportunidades” no Porto com o “finalizar da extensão do ‘taxiway’”, para garantir mais capacidade de pista.
“Mas também esperamos não estar daqui a um ano a voltar a falar sobre a falta de encerramento da pista transversal e da extensão do ‘taxiway’” em Lisboa, e deixar de haver um aumento de dois a quatro movimentos por hora, disse à Lusa.
Questionado sobre consequências da cada vez mais próxima saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’), José Lopes notou que a empresa começou a preparar-se para o cenário “há dois anos”, logo depois do referendo que determinou a votação pelo abandono da comunidade.
A empresa tem três certificados de operação na Áustria, na Suíça e no Reino Unido, transformando-a em companhia pan-europeia, e 47% do seu capital social está já em território comunitário.