Todos à la plage, com a Chanel
No último dia da semana de moda de Paris, a Chanel transformou Grand Palais num cenário de praia, para a apresentação da colecção de Primavera/Verão 2019.
As modelos desfilaram descalças, enquanto as ondas enrolavam na areia. Com o cenário de uma praia instalado no Grand Palais, em Paris, a apresentação da colecção de Primavera/Verão 2019 decorreu na manhã de terça-feira, no último dia do calendário oficial da semana de moda de Paris.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
As modelos desfilaram descalças, enquanto as ondas enrolavam na areia. Com o cenário de uma praia instalado no Grand Palais, em Paris, a apresentação da colecção de Primavera/Verão 2019 decorreu na manhã de terça-feira, no último dia do calendário oficial da semana de moda de Paris.
A primeira pista foi o convite, que incluía um guarda-sol às riscas. À chegada, os convidados foram encaminhados para paletes de madeira, onde viram passar os cerca de 80 coordenados, sob a vigia dos nadadores-salvadores sentados em cadeiras altas. O icónico espaço parisiense, que de seis em seis meses se transforma para acomodar uma nova colecção da Chanel — sendo que no passado já foi um bosque, uma estação espacial, um supermercado e um aeroporto —, espelhou desta vez um dos destinos mais comuns da estação de Verão.
Os sapatos podem não ter desfilado nos pés, mas apareceram ainda assim, nas mãos das modelos ou fixos às malas (uma tendência para a praia em 2019?). No site, a marca publicou algumas fotografias dos bastidores, que incluíam sapatos de cortiça, com a icónica corrente da Chanel como rebordo. Também os chapéus e bonés de palha foram um dos destaques da apresentação.
Não obstante o areal, o clássico tweed da Chanel apareceu, por exemplo, em casacos, coletes, saias e vestidos, na maioria em tons mais claros. Mais inesperada foi a entrada dos calções de ciclismo — uma tendência que tem dominada as últimas estações — na colecção da maison francesa. Apareceu, por exemplo, combinado com casacos de tailleur.
Entre as caras mais conhecidas a desfilar estavam Kaia Gerber (a filha de 17 anos de Cindy Crawford), que este ano colaborou com Karl Lagerfeld para uma colecção especial, e a modelo activista Adwoa Aboah. Já na plateia, estiveram presentes figuras como Caroline de Maigret, Pharrell William, Vanessa Paradis e Pamela Anderson — um nome que ficará eternamente ligado à ideia de praia.
Na semana passada, três criadores portugueses apresentaram as suas colecções em Paris com o apoio do Portugal Fashion. A dupla Marques'Almeida trocou a semana de moda de Londres — onde tinha presença regular desde 2013 — por Paris, apresentando uma colecção de resort inspirada em técnicas, silhuetas e padrões portugueses, no museu de arte contemporânea Palais de Tokyo. Ainda no mesmo dia, Diogo Miranda e Luís Buchinho, mostraram as suas colecções, ambos na Universidade de Paris Descartes.
O desfile da Louis Vuitton, às 20h de terça-feira (hora local) vai encerrar a semana de moda de Paris —, e assim, o calendário de um mês de apresentações, que passou primeiro em Nova Iorque e depois em Londres e em Milão.