RTP acaba com o programa Prós e Contras em Dezembro

Programa de debate será substituído por um novo formato ainda em estudo e Fátima Campos Ferreira passará a conduzir um espaço quinzenal de entrevistas.

Foto
Fátima Campos Ferreira, aqui num Prós e Contras emitido do Palácio da Bolsa, no Porto, em 2007. PAULO PIMENTA / PUBLICO

A direcção de Informação da RTP decidiu acabar com o programa de debate Prós e Contras, emitido nas noites de segunda-feira desde 2002. Fátima Campos Ferreira, o rosto do programa, confirmou ao PÚBLICO que a última emissão está agendada para dia 17 de Dezembro. No início do ano, a jornalista regressa ao ecrã com entrevistas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A direcção de Informação da RTP decidiu acabar com o programa de debate Prós e Contras, emitido nas noites de segunda-feira desde 2002. Fátima Campos Ferreira, o rosto do programa, confirmou ao PÚBLICO que a última emissão está agendada para dia 17 de Dezembro. No início do ano, a jornalista regressa ao ecrã com entrevistas.

Paulo Dentinho, director de Informação, justifica o fim do Prós e Contras com a necessidade de "renovar o formato", garantindo que o programa "cumpriu bem os seus objectivos e fez o seu caminho".

"Mas a televisão tem de se renovar, refazer, reconstruir", acrescenta, vincando ser um "sinal de vitalidade" da estação. Por isso, é certo que haverá um novo programa de debate na RTP1 - até porque o contrato de concessão de serviço público assim obriga -, mas que será revelado "a seu tempo", tal como a restante estratégia de renovação da linha informativa. 

Nova grelha

A decisão tomou forma no início deste mês, quatro semanas depois de a Entidade Reguladora da Comunicação Social ter aprovado a nova estrutura da direcção, que manteve Paulo Dentinho como director. Há duas semanas, questionado sobre o fim do programa na entrevista que deu ao PÚBLICO, o presidente da RTP não o negou e recusou-se a falar sobre o assunto, remetendo "as soluções, os protagonistas concretos e os calendários" de uma nova estratégia da Informação para os directores.

Na apresentação da nova grelha, no dia 13, mesmo com a decisão já tomada, não se falou no fim do Prós e Contras, que é tido como uma marca do serviço público da RTP.

Na altura, o fim do programa era já comentado dentro da estação de serviço público e estão agora a preparar-se conteúdos de balanço destes 16 anos de emissões, em que se debatiam temas de actualidade com convidados teoricamente a favor e contra a questão e um auditório cheio de pessoas com interesse nas questões em discussão. Além de algumas emissões descentralizadas pelo país, o Prós e Contras é normalmente emitido a partir da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Espaço de entrevista

Conformada, Fátima Campos Ferreira está já a preparar em simultâneo o seu novo programa de entrevistas, que será emitido quinzenalmente à quinta-feira depois do Telejornal, também em pleno horário nobre. "Dei tudo de mim no Prós e Contras durante estes 16 anos, mas os programas têm princípio, meio e fim."

A jornalista está expectante com o novo desafio, que descreve como um "espaço de longa entrevista, com edição [pré-gravada], a pessoas com património de vida". "É algo que me agrada." Da jornalista, Paulo Dentinho diz ser uma "marca demasiado importante para a empresa".