Temperaturas vão manter-se acima do habitual para a época
Madeira em risco muito elevado e Portugal continental em risco elevado de exposição UV. Oito dezenas de concelhos de Portugal continental estão em risco máximo de incêndio.
A ilha da Madeira está nesta terça-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) e tanto Porto Santo como o arquipélago dos Açores e todo o território de Portugal continental estarão em risco elevado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A ilha da Madeira está nesta terça-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) e tanto Porto Santo como o arquipélago dos Açores e todo o território de Portugal continental estarão em risco elevado.
Com as temperaturas elevadas, há 80 municípios do interior Norte e Centro e da região do Algarve que estão esta terça-feira em risco máximo de incêndio, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para as regiões com risco elevado e muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
Na escala do índice ultravioleta, o nível que varia entre 1 e 2 significa um risco de exposição à radiação UV baixo, de 3 a 5 é moderado, de 6 a 7 é elevado, de 8 a 10 é muito elevado e superior a 11 é extremo.
Na ilha da Madeira, o índice ultravioleta está nesta terça-feira no nível 8 (muito elevado); no Porto Santo está nos 7 (elevado) sendo também essa a previsão que se mantém para quarta-feira.
Em Portugal continental, Viana do Castelo Braga e Porto estão com o índice ultravioleta no nível 6 e os restantes distritos no nível 7. Para todos o risco é elevado e prevê-se que assim continue na quarta-feira. Nos Açores, o índice varia entre 6 (Flores) e 7 (São Miguel, Terceira e Faial).
O cálculo do IPMA é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Risco máximo de incêndio
São cerca de 80 os concelhos que enfrentam risco máximo de incêndio nesta terça-feira (dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Lisboa e Beja).
De acordo com o IPMA, as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores acima dos 30 graus celsius em quase todo o território continental. As máximas vão chegar aos 37.º (Évora) e as mínimas baixarão até ao 10.º (Bragança). Contudo, está prevista uma pequena descida da temperatura mínima no interior e uma descida das temperaturas máximas.
Nas ilhas, o IPMA prevê possibilidade de aguaceiros fracos nas ilhas açorianas dos grupos central (Pico, Faial, S. Jorge, Terceira e Graciosa) e oriental (S. Miguel e Santa Maria), com as temperaturas a variarem entre os 19.º (Ponta Delgada) e os 26.º (Horta).
No arquipélago da Madeira, estão previstos períodos de céu muito nublado, com vento fraco a moderado, e os termómetros vão variar entre os 21º e os 26º tanto na Madeira como em Porto Santo.