Campanha apela aos grandes consumidores de água que a usem com "um pingo de consciência"

Com anúncios nos jornais, rádio e televisão, a campanha vai também incluir formação para técnicos municipais sobre rega de espaços verdes e lavagem de ruas.

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Rita Franca

Os grandes consumidores de água, como o sector agrícola e as autarquias, são dos principais destinatários da campanha deste ano da Águas de Portugal, que apela a usar "água com um pingo de consciência".

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Os grandes consumidores de água, como o sector agrícola e as autarquias, são dos principais destinatários da campanha deste ano da Águas de Portugal, que apela a usar "água com um pingo de consciência".

Com anúncios nos jornais, rádio e televisão, a campanha vai também incluir formação para técnicos municipais sobre rega de espaços verdes e lavagem de ruas.

"O uso racional de água" é uma mensagem que precisa de chegar "aos consumidores urbanos e aos grandes consumidores", afirmou o ministro do Ambiente aos jornalistas, à margem da apresentação da campanha.

No sector agrícola, que consome "70 %" da água em Portugal, como em outros países europeus, o caminho "é ser mais eficiente, não é aumentar a oferta", afirmou o ministro. Para isso, a campanha também chegará a feiras de agricultura.

No que toca às autarquias, João Pedro Matos Fernandes referiu que é preciso pensar "no que se planta" nos espaços verdes, afirmando que "Portugal é um país que tem abusado da relva" e que "não é a Escócia".

De acordo com o estudo às atitudes dos portugueses perante a água feito este ano, 88% das pessoas reconhece que se trata de um bem público.