Em Setembro há moda portuguesa em Londres e Paris

Foto
paulo pimenta

O Portugal Fashion vai cingir-se, na nova temporada, a fazer desfiles internacionais durante as semanas da moda de Londres e Paris em Setembro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Portugal Fashion vai cingir-se, na nova temporada, a fazer desfiles internacionais durante as semanas da moda de Londres e Paris em Setembro.

O projecto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), optou por "concentrar os seus desfiles internacionais em duas grandes capitais da moda, Paris e Londres", nesta nova temporada, que arranca com a semana da moda de Londres, de 14 a 18 de Setembro, informa Mónica Neto, a porta-voz referindo que para 2017/2018 o valor aprovado de financiamento foi de "aproximadamente de quatro milhões de euros".

A temporada Primavera/Verão 2019, que começou com as semanas de moda masculinas em Junho em Milão, Roma e Paris através de uma aposta na internacionalização dos jovens designers da plataforma Bloom, regressa em Setembro, para as semanas da moda femininas, focando-se em Londres e Paris.

"O Portugal Fashion optou por concentrar os seus desfiles internacionais em duas grandes capitais da moda, Paris e Londres, aumentando o número de marcas e criadores portugueses nas respectivas fashion weeks. A actual conjuntura económica, os interesses comerciais de criadores e marcas, a necessidade de envolver novos protagonistas e a gestão estratégica dos diferentes ciclos promocionais, entre outros motivos, levaram ao reforço da aposta em Paris e Londres, duas das maiores montras da moda internacional", explica Mónica Neto.

No entanto, o Portugal Fashion continua a considerar "estratégico" estar noutros eventos internacionais. "Isto não significa que deixe de considerar estratégica a presença da moda portuguesa noutros eventos internacionais, nomeadamente em Milão e Nova Iorque, onde temos obtido bons resultados em termos comerciais e de visibilidade. Trata-se, tão-só, de gerir as participações de criadores e marcas numa lógica maximização das oportunidades que os mercados apresentam num determinado momento", acrescenta a mesma responsável.

As grandes apostas que o Portugal Fashion destaca nesta próxima temporada começam no dia 13 de Setembro, com a apresentação da colecção Primavera/Verão 2019 da designer Ana Teixeira de Sousa, criadora da marca Sophia Kah. O desfile vai acontecer na residência oficial do embaixador de Portugal em Londres, entre as 18h e as 20h.

Ana Teixeira de Sousa, oriunda de uma família com tradição no sector têxtil na zona de Felgueiras, foi para Londres estudar Gestão Internacional, mas a paixão pela moda falou mais alto e em 2010 criou a marca Sophia Kah. Hoje na sua lista de clientes constam, por exemplo, a actriz Keira Knightley ou as cantoras Nelly Furtado e Florence Welch.

No dia 14, pelas 10h30, é a vez do desfile da nova colecção da criadora Alexandra Moura no âmbito da semana da moda de Londres, no que é a quinta vez que a designer se apresenta naquele evento.

O Portugal Fashion considera que Londres é "uma importante montra para captar os players internacionais da moda" que aquela pretende atingir, designadamente os "mercados asiáticos", como Japão, China e Kuwait.

O roteiro internacional do Portugal Fashion segue depois para a semana da moda de Paris, cujo calendário oficial se realiza entre 25 de Setembro e 3 de Outubro. No dia 25 de Setembro, a marca Marques Almeida vai estrear-se naquele evento de moda em França.

Ainda na semana da moda de Paris, os criadores Luís Buchinho e Diogo Miranda, ambos no dia 26 de Setembro, apresentam as suas colecções Primavera/Verão 2019. Desde 2009 que Buchinho tem presença assídua em Paris, mas também já realizou desfiles em Nova Iorque e São Paulo. Quanto a Diogo Miranda estreou-se nos roteiros internacionais do Portugal Fashion em 2015, também em Paris, tendo já apresentado colecções em showrooms em Londres, Berlim e Nova Iorque.

O Portugal Fashion é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.