CP enfrenta nova greve entre 27 de Agosto e 3 de Setembro
Pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP foi entregue pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante. É um protesto contra a "situação grave em que se encontra a CP-Comboios de Portugal", diz a estrutura sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou esta sexta-feira ter entregado um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP entre 27 de Agosto, a próxima segunda-feira, e 3 de Setembro.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou esta sexta-feira ter entregado um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP entre 27 de Agosto, a próxima segunda-feira, e 3 de Setembro.
O sindicato justifica, em comunicado, o pré-aviso com o incumprimento pelo Governo de um acordo de Setembro de 2017.
"Em consequência do incumprimento do acordo sobre compra/aluguer de comboios e recrutamento de trabalhadores para os comboios e bilheteiras, celebrado em Setembro de 2017 entre o SFRCI/CP e o Ministério do Planeamento e Infra-estruturas (...), vimos informar que o SFRCI colocou pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre as 00:00 do dia 27 de agosto e as 24:00 do dia 3 de Setembro de 2018", lê-se no documento hoje divulgado.
A greve dos trabalhadores do SFRCI, um "sindicato nacional que na CP representa maioritariamente os trabalhadores operacionais afectos ao serviço comercial e segurança da circulação de comboios, nomeadamente os operadores de revisão e venda (revisores), trabalhadores das bilheteiras e chefias directas, entre outros", é um protesto contra a "situação grave em que se encontra a CP-Comboios de Portugal".
Segundo o sindicato, o incumprimento do acordo por parte do Governo "originou o agravamento das condições do transporte ferroviário em Portugal", pelo que "a direcção do SFRCI decidiu, passados 11 meses após o acordado, avançar com um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre 27 de Agosto e 3 de Setembro".
O mesmo organismo pede, além disso, uma audiência ao ministro "para expor as preocupações/problemas que afectam a CP-Comboios de Portugal".
A CP registou greves em Junho (nomeadamente durante a véspera e dia de Santo António, tendo conseguido evitar a segunda prevista para os Santos Populares), e durante este mês. Agosto não acabará sem nova perturbação.
Além da anunciada esta sexta-feira, há também três greves decretadas pela Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário (APROFER), para a próxima semana - 27 (próxima segunda-feira), 29 (quarta-feira) e 31 de Agosto (sexta-feira) – e que vão levar a “fortes perturbações” na circulação ferroviária, admitiram já CP e a Fertagus.
Para Outubro, está já marcada uma outra paralisação anunciada no início de Agosto.