Universidade da Beira Interior disponibiliza 100 bicicletas eléctricas
As bicicletas serão distribuídas aos alunos, professores e funcionários, mediante inscrições, para percorrerem as ruas da Covilhã.
A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada da Covilhã, já tem ao dispor da comunidade académica 100 bicicletas eléctricas que visam promover uma mobilidade amiga do ambiente e ajudar a vencer a difícil orografia desta cidade de montanha.
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A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada da Covilhã, já tem ao dispor da comunidade académica 100 bicicletas eléctricas que visam promover uma mobilidade amiga do ambiente e ajudar a vencer a difícil orografia desta cidade de montanha.
Os veículos, que foram apresentados esta segunda-feira, 23 de Julho, numa cerimónia pública, vão ser disponibilizados a professores, alunos e funcionários e também ao reitor da UBI, António Fidalgo, que começou a utilizar uma das bicicletas assim que elas chegaram à Covilhã. "Fui o primeiro a inscrever-me e já comecei a usar uma bicicleta. Já tenho andado com ela e vou começar a usá-la para ir para a universidade", referiu, garantindo que os percursos se fazem com alguma facilidade dado o apoio do veículo.
Para António Fidalgo, esta é "uma excelente aposta" e pode constituir mais um "factor de atractibilidade" desta instituição de ensino superior do distrito de Castelo Branco. "Somos uma universidade sobre rodas, que, não obstante a situação geográfica, tem sabido vencer mesmo os declives mais íngremes e agora temos esta ajuda", apontou.
José Páscoa, vice-reitor da UBI responsável pela dinamização deste projecto, especificou mesmo que essa ajuda também passa pela integração em todas as bicicletas de sistema binário que permite fazer face aos declives da cidade, visto que foi feita uma análise prévia ao relevo dos percursos. Páscoa destacou ainda a importância do projecto no que concerne à mudança de mentalidades e à promoção deste meio de transporte entre as diferentes gerações, com destaque para os mais jovens.
E os mais jovens já estão prontos para pedalar. Esta segunda-feira, no final do percurso entre o pólo I da UBI e a Faculdade de Ciências da Saúde, Paulo Silva, estudante trabalhador e amante de ciclismo, mostrava-se agradado com a ideia de deixar o carro no estacionamento e passar a ir de bicicleta quer para a faculdade quer para o trabalho.
"O test drive correu bem. Portanto, se me entregarem uma bicicleta, certamente vou usá-la. Tem vantagens ao nível do estacionamento, não gasta combustível e também protege o ambiente", frisou o aluno de Engenharia Informática.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, também destacou as vantagens desta política de promoção da mobilidade eléctrica, dado que ajudará a cumprir os objectivos definidos quanto à redução das emissões de CO2, além de contribuir para o aumento da qualidade do ar e para a redução do ruído e do tempo perdido em filas de trânsito.
Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, lembrou que a iniciativa se coaduna na perfeição com o Plano Integrado do Mobilidade, que integra a aquisição de mais bicicletas eléctricas por parte do município e a prévia criação de uma rede de ciclovias, cujas obras devem arrancar entre Setembro e Outubro próximos.
A iniciativa da UBI enquadra-se no programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, que prevê distribuir mais de 2500 bicicletas no âmbito deste programa que envolve 15 instituições de ensino superior em Portugal. Até agora já foram entregues bicicletas no Instituto Politécnico de Bragança, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Évora.
No caso da UBI, são 100 as bicicletas eléctricas que implicaram um investimento global de cerca de 500.000 euros, que inclui também os postos de estacionamento e de carregamento. As bicicletas serão distribuídas aos alunos, professores e funcionários, mediante inscrições, sendo que o único pagamento que terá de ser feito é de uma verba inicial de cerca de 100 euros, respeitante ao seguro, que será restituída quando as bicicletas forem entregues.
Tendo em conta que as pré-inscrições já ultrapassam o número de bicicletas, a selecção será feita após análise dos quilómetros que as pessoas fazem diariamente.